Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 15 de agosto de 2025
MUNDO: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou os esforços "enérgicos" do governo de Donald Trump para acabar com a guerra na Ucrânia e insinuou que os dois países poderiam chegar a um acordo sobre o controle de armas nucleares durante a reunião que terão nesta sexta-feira (15), no Alasca.
Putin presidiu uma reunião nesta quinta-feira (14) com altos funcionários russos para informá-los sobre o andamento das negociações com os EUA sobre a Ucrânia.
"O atual governo americano... está, na minha opinião, fazendo esforços bastante enérgicos e sinceros para interromper as hostilidades, interromper a crise e chegar a acordos que sejam de interesse de todas as partes envolvidas neste conflito", disse.
Em suas breves observações, Putin afirmou que a cúpula com os EUA visa "criar condições de paz de longo prazo entre nossos países, bem como na Europa e no mundo como um todo".
Ele sugeriu que essa paz mais ampla pode ser alcançada se, nas "próximas etapas" das discussões com os americanos, "chegarmos a acordos na área de controle de armas ofensivas estratégicas", referindo-se às armas nucleares.
Os EUA e a Rússia concordaram em limitar seus arsenais de armas nucleares sob o Novo Tratado START, que entrou em vigor em 2011.
Segundo este acordo, ambos os países tinham sete anos para cumprir os limites definidos para o número de armas nucleares de alcance intercontinental implantadas. O tratado, no entanto, expira em fevereiro de 2026.