Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 20 de agosto de 2025
MUNDO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou nesta terça-feira (19) que alguns líderes europeus não têm o mesmo senso de urgência que ele em relação ao fim da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Em declarações à Fox News sobre seus planos de tentar marcar uma reunião bilateral entre o líder russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Trump disse que um dos líderes europeus na Casa Branca recomendou um novo encontro em "mais um ou dois meses".
O republicano afirmou que argumentou que muitas pessoas morreriam até lá e que precisavam começar a planejar "hoje à noite".
"Um dos senhores, que é um cara legal, espero não tê-lo insultado. Ele falou: 'Bem, vamos nos encontrar em mais um ou dois meses e vamos ver'", afirmou Trump, aparentemente descrevendo uma conversa com um líder europeu na segunda-feira (18).
"'Eu disse: 'Um ou dois meses? Vocês terão mais 40 mil mortos em um ou dois meses."
Vocês têm que fazer isso hoje à noite'", acrescentou Trump. "E eu consegui, na verdade. Liguei para o presidente Putin e estou tentando marcar uma reunião com o presidente Zelensky."
Os comentários do presidente americano ressaltam a urgência que ele sente em relação à continuidade dessas negociações.
Trump e sua equipe agiram com extrema rapidez para organizar uma cúpula com Putin no Alasca, e o republicano está ansioso para agendar uma reunião entre Putin e Zelensky com a mesma rapidez.