• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de agosto de 2025

Presidente dos EUA sinaliza que pode intervir nas polícias de Chicago e Nova York

Quase 2 mil soldados da Guarda Nacional já foram mobilizados em Washington, DC


cnn

Publicada em: 22/08/2025 18:11:36 - Atualizado


MUNDO: O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (22) que Chicago será a próxima cidade alvo de sua administração para uma repressão federal ao crime e sugeriu uma campanha mais longa e intensa na capital do país.

"Vamos resolver isso, provavelmente o próximo, que será o nosso próximo depois deste", disse Trump no Salão Oval. "Acho que Chicago será o nosso próximo e depois ajudaremos Nova York."

O líder americano atribuiu a redução da criminalidade à tomada federal da força policial de Washington, DC, e ao envio da Guarda Nacional para lá. Ele caracterizou a semana sem assassinatos como um "milagre", apesar de semanas semelhantes terem ocorrido em DC diversas vezes até agora neste ano.

Ele disse que poderia manter os membros da Guarda Nacional na cidade "pelo tempo que quisesse", declarando estado de emergência nacional, uma perspectiva que provavelmente deixaria os moradores da cidade nervosos.

Quase 2 mil soldados da Guarda Nacional de vários estados — incluindo Washington, D.C., Virgínia Ocidental, Carolina do Sul, Mississippi, Ohio, Louisiana e Tennessee — foram mobilizados em Washington, de acordo com a Força-Tarefa Conjunta-DC.

Na quinta-feira (21), o líder americano visitou o centro de comando da polícia em Washington para agradecer agentes envolvidos em uma ação de repressão ao crime, citando o que ele considerou ser uma "onda de crimes violentos".

“Não estamos brincando. Vamos garantir a segurança e depois seguir para outros lugares, mas vamos ficar aqui por um tempo. Queremos que isso seja absolutamente perfeito”, disse Trump.




Fale conosco