Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de agosto de 2025
MUNDO: O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA deportou quase 200 mil pessoas nos primeiros sete meses do governo Trump, de acordo com um alto funcionário da Segurança Interna.
O número coloca a agência federal no caminho para alcançar a maior taxa de deportações em pelo menos uma década, mas ainda aquém da meta declarada pelo governo.
Além disso, o dado mais recente representa uma uma parte do total de deportações ocorridas sob o governo Trump, que já soma 350 mil desde que o republicano retornou ao cargo em janeiro.
Outras deportações deste ano incluem repatriações pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e pela Guarda Costeira, bem como pessoas que optaram pela autodeportação.
Antes da posse de Trump, o ICE já havia registrado cerca de mais de 71 mil deportações entre outubro de 2024 e o final de dezembro. Incluindo esses registros, o ICE pode ultrapassar 300 mil no ano fiscal de 2025, que termina em 30 de setembro.
A última vez que a agência registrou tantas deportações foi durante o governo do presidente Barack Obama, quando cerca de 316 mil pessoas foram removidas no ano fiscal de 2014.
O governo recrutou diversas agências federais para reforçar suas operações de fiscalização da imigração em todo o país, principalmente em cidades como Los Angeles e Washington, DC.