• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 7 de setembro de 2025

Entenda por que países europeus estão se preparando para a Terceira Guerra Mundial

Chefe da Otan, Mark Rutte, aponta Rússia e China como ameaças crescentes, enquanto aliados aumentam investimentos em defesa


r7

Publicada em: 06/09/2025 11:19:34 - Atualizado


MUNDO: Países europeus, sob a liderança da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), estão intensificando preparativos para um possível conflito global, motivados por ameaças da Rússia e da China.

Em declarações recentes, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, classificou a Rússia como a “ameaça mais significativa e direta” à segurança euro-atlântica e alertou para a rápida expansão militar de Moscou e Pequim.

Na última quarta-feira (3), em uma entrevista coletiva em Bruxelas ao lado do presidente da Estônia, Alar Karis, Rutte afirmou que a Rússia continua sendo a principal ameaça à segurança da região.

Ele defendeu que os países aliados ampliem os investimentos em defesa. “Devemos permanecer vigilantes, investir mais em defesa, expandir a produção industrial de defesa em ambos os lados do Atlântico e continuar a apoiar a Ucrânia”, disse.

Rutte também destacou a importância de uma reunião da “Coalizão dos Dispostos”, realizada na quinta-feira (4) em Paris, na França, para discutir garantias de segurança à Ucrânia.

Ele mencionou o interesse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em participar dessas negociações, ressaltando o envolvimento norte-americano. “Espero que tenhamos clareza sobre o que podemos entregar coletivamente”, afirmou.


Fale conosco