Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 27 de janeiro de 2026

MUNDO: Delcy Rodríguez, a presidente interina da Venezuela, afirmou que já teve “o suficiente” das ordens dos Estados Unidos e defendeu que os conflitos internos sejam resolvidos sem interferência externa.
O discurso foi transmitido pela TV estatal, neste domingo (25), e ela disse para os trabalhadores do setor petrolífero em Puerto La Cruz que a política venezuelana deve conduzir seus próprios caminhos. Segundo a mandatária interina, o país pagou um preço elevado ao enfrentar consequências do extremismo e do fascismo.
Rodríguez tem buscado equilibrar a manutenção de apoios internos ligados ao chavismo com as exigências da Casa Branca desde que assumiu o cargo com apoio dos Estados Unidos. Entre as exigências, estão as demandas para retornar a produção de petróleo e priorizar empresas norte-americanas no setor, considerado o principal motor da economia venezuelana.
Segundo a CNN, Washington mantém constante pressão sobre Caracas e, segundo autoridades, o apoio à ruptura de relações com países como China, Rússia, Irã e Cuba.