• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de janeiro de 2025

EUA altera critério do quadro de medalhas para país ficar à frente da China nos Jogos

O critério da classificação pelo número de ouros é amplamente adotado pela imprensa internacional


cnn

Publicada em: 05/08/2021 16:05:10 - Atualizado

Para não mostrar os Estados Unidos atrás da China no quadro de medalhas das Olimpíadas de Tóquio, a imprensa americana mudou a forma de exibir os países com mais pódios: a regra agora é mostrar a classificação pelo total de medalhas, não pelo número de ouros.

A mudança independe do espectro ideológico do veículo de comunicação: tanto os jornais "The New York Times" e "The Washington Post", mais liberais, quanto a rede de televisão conservadora Fox News e até o Yahoo! mostram os EUA à frente da China, apesar de os americanos terem menos ouros.

O critério da classificação pelo número de ouros é amplamente adotado pela imprensa internacional (e era também pela americana, que só mudou o critério do quadro de medalhas em Pequim 2008, quando o país também ficou atrás dos chineses pelo número de ouros).

A Carta Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI) veda um ranking de medalhas de países, mas no site oficial da Tóquio 2020 há uma contagem de medalhas olímpicas que mostra a China em 1º lugar.

Às 10h desta quinta-feira (5), os chineses lideram o quadro de medalhas com 34 ouros, 24 pratas e 16 bronzes (74 no total), contra 29 ouros, 34 pratas e 27 bronzes dos americanos (90 no total).


Fale conosco