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porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025
MUNDO: A inflação é implacavelmente alta e os preços dos alimentos, em particular, estão subindo nos Estados Unidos. Nesse ambiente, os clientes estão se voltando para o McDonald’s – mesmo quando a rede de hambúrgueres também vem aumentando seus preços.
No terceiro trimestre, os preços do McDonald’s nos EUA subiram cerca de 10% ano a ano, em média. Mesmo assim, a marca está ganhando força entre seus clientes menos abastados, afirmou o CFO Ian Borden durante conversa com analistas nesta quinta-feira (27).
“Estamos ganhando participação agora entre os consumidores de baixa renda”, disse ele.
À medida que as empresas de alimentos aumentam os preços, elas estão encontrando outras maneiras de fazer com que os consumidores sintam que estão fazendo um bom negócio.
Fabricantes de alimentos e bebidas embalados, como PepsiCo e Coca-Cola estão oferecendo embalagens menores, esperando que os compradores paguem por elas por causa dos preços mais baixos.
Os restaurantes estão se concentrando nos valores agregados, esperando que os clientes sintam que estão em vantagem, mesmo com o aumento dos preços.
O McDonald’s está se “posicionado como a marca líder em termos de custo-benefício e acessibilidade”, disse Borden. Ele observou que alguns clientes sem dinheiro estão mudando da compra de refeições para a compra de itens de valor agregado.
Alguns também podem estar trocando redes ou restaurantes mais caros pelo McDonald’s, pois os preços do menu aumentam a um ritmo mais lento do que os preços nos supermercados.
Para o ano até setembro, não ajustados pelas oscilações sazonais, os preços dos supermercados aumentaram 13%, de acordo com o Bureau of Labor Statistics. Nesse mesmo período, os preços dos restaurantes subiram 8,5%.
“Nós nos sentimos muito bem com a proposta de valor do McDonald’s”, disse o CEO Chris Kempczinski durante a conversa. “Isso nos permitiu empurrar alguns desses preços.”
No terceiro trimestre, as vendas nas lojas do McDonald’s nos EUA abertas há pelo menos 13 meses aumentaram 6,1%, graças em parte aos preços mais altos. As ações subiram cerca de 3% nesta quinta-feira após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre da rede.
Kempczinski disse que o McDonald’s está avaliando várias situações econômicas potenciais diferentes, mas que espera “uma recessão leve a moderada nos EUA”, como um caso básico. “O McDonald’s provou ser bem-sucedido em praticamente qualquer ambiente de negócios”, observou ele.
A marca tem um histórico de resiliência durante períodos de dificuldades econômicas.
“Nosso negócio teve um bom desempenho nessa última retração”, disse Borden, referindo-se à crise financeira de 2008 e 2009. “Nossa expectativa é que tenhamos um bom desempenho nesse ambiente, certamente em relação aos nossos concorrentes”, diz.
Mas Borden reconheceu que há diferenças entre a situação atual e a de 14 anos atrás.
Durante a crise financeira, o McDonald’s tinha um cardápio em dólar e aumentou sua linha McCafe. Agora, porém, a rede enfrenta custos mais altos com alimentos, embalagens e mão de obra. O comportamento do consumidor também mudou – os clientes de hoje estão muito mais interessados na entrega.