Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025
PORTO VELHO - RO: Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho demonstram um grande apreço e preocupação com as causas animais, tanto que é possível se confirmar tal fato com os inúmeros projetos de lei voltados para a temática.
Nesta semana o prefeito Hildon Chaves sancionou o Projeto de Lei 4532/2023 que dispõe sobre o reconhecimento da expressão “Vira Lata Caramelo”, como manifestação cultural imaterial do município de Porto Velho, de autoria da vereadora Marcia Socorrista, que saiu à frente da Câmara dos Deputados Federais, onde também tramita um projeto muito parecido, desde maio deste ano.
Sendo uma expressão conhecida em todo o Brasil e por muitas vezes usada como meme nas redes sociais, é uma maneira carinhosa de tratar os cães sem raça definida, a proposta do deputado federal Felipe Becari (UNIÃO/SP) é o reconhecimento da expressão a nível nacional, no entanto esse projeto, além de reconhecer a maneira carinhosa de tratar esses animais, também inclui incentivo a adoção desses cachorros.
Cachorro caramelo
De porte médio, pelo curto e em tons dourados, ele é um animal Sem Raça Definida (SRD) ou, como seu nome popular mesmo diz, ele é um vira-lata. Apesar de ser muito usado em campanhas e ser muito "memificado", o Brasil ainda enfrenta muitos problemas com a desvalorização de cães SRD em comparação com cães de raça.