Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 21 de maio de 2025
PORTO VELHO (RO) - Detentora de mais de 25 mil votos no último pleito, e apontada como uma das principais lideranças femininas da política rondoniense na atualidade, a ex-juíza Euma Tourinho decidiu apresentar o seu pedido de desfiliação do MDB nesta última terça-feira (20).
O pedido veio após toda a executiva do diretoria feminino estadual da legenda pedir para sair junto com a retirada do deputado Lúcio Mosquini da presidência da legenda, o que em tese abriria caminho para Tourinho assumir essa frente, o que acabou não acontecendo.
Cogita-se que um dos maiores receios de Tourinho, que deve concorrer à uma cadeira na Câmara Federal, era o de ficar cada vez mais associada à esquerda e o presidente Lula, após Confúcio Moura tomar as rédeas do MDB no Estado.
O senador Confúcio é líder do governo Lula e virá para o pleito 2026 mais “esquerdista” do que nunca, contando com o apoio do Palácio do Planalto ao seu reformulado MDB para o pleito 2026.
Dessa forma Tourinho dá um passo para longe da base de Lula em Rondônia e muito provavelmente escolherá uma legenda de centro, que é como a ex-juíza se declara ideologicamente.
O Podemos deve ser o caminho partidário que Tourinho deverá seguir.