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    porto velho, sexta-feira 23 de maio de 2025

Superintendente do DNIT anuncia duplicação da BR-364 e fala de ações do Órgão em Rondônia

Haverá um incremento de quatro vezes mais recursos na recuperação, manutenção e melhoria das vias, especialmente na BR-364, com a duplicação...


redação

Publicada em: 11/08/2023 08:16:46 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O Programa A Voz do Povo, da Rádio Caiari, FM, 103,1 desta quinta-feira, (10), apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, recebeu o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia, André Lima dos Santos.

A entrevista abordou os projetos, obras em execução e manutenção da malha rodoviária de Rondônia.

André dá início à entrevista enfatizando que as competências do DNIT vão desde a abertura e conservação das rodovias federais, incluindo pontes, viadutos, escoamento e pluvial. No caso de Rondônia, incluem-se, além dos aeroportos, os portos fluviais de Porto Velho e Guajará-Mirim, garantindo também a navegabilidade do Rio Madeira até a foz do Rio Amazonas, por volta de mil e trezentos quilômetros. No quesito fluvial, está previsto, para o biênio 2024/25, a ampliação do porto do Cai-N’água.

Citando o aumento em quatro vezes em relação ao ano passado (2012), André afirmou que serão concluídos os trabalhos de instalação das quatro passarelas sobre as vias federais na capital; a obra emergencial da galeria dupla no quilômetro 702 (perto do SESC campestre) a fim de evitar um desabamento, um colapso da rodovia (BR-364); falou da manutenção preventiva citando que, entre pontes e viadutos, existem noventa obras de arte (pontes e viadutos) e que há um convênio, para mantê-las plenamente trafegáveis.

O dirigente falou da manutenção preventiva do pavimento e, incitado por Arimar, que perguntou sobre a “babinha” (recapeamento asfáltico) que foi derramada sobre a Av. Jorge Teixeira, explicou que se trata de um micro revestimento de concreto asfáltico preventivo que impermeabiliza as trincas e fissuras provocadas pelo fluxo muito grande de veículos pesados. Este micro revestimento vai ser feito até Candeias do Jamari e, futuramente, em toda a BR-364. Quanto ao mato nas laterais e canteiros, prometeu que, neste verão, serão carpidos.

Ainda segundo André Santos, dentre os dezessete projetos previstos para os próximos anos, o destaque fica por conta da duplicação da BR-364, no trecho de Candeias do Jamari a Pimenta Bueno, como prometeu o ministro dos transportes, Renan Filho, já com início das obras para a próxima semana. 

Quanto as rodovias  federais 435, 429 e 421 também terão investimentos na recuperação de acostamentos, curvas, pontes etc...

A participação dos ouvintes foi em massa e muitas das mensagens foram de sugestões do que a população gostaria de ver na cidade e no estado. 

Algumas dúvidas também foram sanadas, como a de uma ouvinte que perguntou o porquê das lombadas nas vias federais em Rondônia, que são proibidas pelo Código Nacional de transito (DNATRAN) e que não existem nos outros estados do Brasil. 

Arimar, ao finalizar a entrevista, exortou que a população de Rondônia, em breve, deixará de ter “inveja” das vias e equipamentos dos estados das regiões sul e sudeste e que um dia certamente o Estado certamente os terá.


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