• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de maio de 2025

Entenda decisão do STF que proíbe remoção forçada de pessoas em situação de rua

Corte também determina a formulação pelo governo, no prazo de 120 dias, de um plano de ação e monitoramento do tema


R7

Publicada em: 23/08/2023 09:11:45 - Atualizado

BRASIL: Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que proibiu que os estados, o Distrito Federal e os municípios façam a remoção de pessoas em situação de rua e as transportem compulsoriamente para zeladorias urbanas e abrigos. A Corte também determinou a formulação pelo governo, no prazo de 120 dias, de um plano de ação e monitoramento para a efetiva implementação da política nacional para a população.

O plano deverá contar com a elaboração de um diagnóstico atual da população em situação de rua, com identificação do perfil, da procedência e das principais necessidades. Belisário dos Santos Junior, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), diz que a decisão do STF parece excelente, mas o ideal seria prover políticas públicas sem precisar da interferência do Poder Judiciário.

"Como resolver isso, o problema que é social por excelência. As manifestações das pessoas do campo dos direitos humanos é de aplaudir a decisão, as respostas dos entes federativos têm um prazo, mas é um prazo razoável. Imagino que isso vá provocar um grande debate nacional. Em São Paulo, esse debate já ocorre em função do que acontece na Cracolândia", disse.





Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`