Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
A imprensa na Argentina divulgou, na noite desta segunda-feira (16), um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro volta a declarar apoio ao candidato Javier Milei, de extrema direita.
Bolsonaro encerrou a gravação com a promessa de ir à posse de Milei em caso de vitória nas eleições — o primeiro turno será neste domingo (22).
Milei lidera a corrida à Casa Rosada, seguido pelo candidato de esquerda, o peronista Sergio Massa, ministro da Economia de Alberto Fernández, que não disputa a reeleição devido à baixa popularidade de seu governo.
Na Argentina, Javier Milei é constantemente comparado com Bolsonaro e chegam a chamá-lo de "Bolsonaro argentino".
Em comum, os dois têm grande admiração pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, são populares nas redes sociais e fazem duras críticas ao sistema político.
Mas há importantes diferenças. Bolsonaro defende pautas conservadoras, enquanto Milei fala de uma suposta agenda "libertária". Ele defende o fim do Banco Central e o controle cambial pelo Estado. Aqui no Brasil, no governo Bolsonaro, o Banco Central se tornou independente.
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se arrisca no apoio a um candidato na Argentina. Em 2019, ele apoiou a reeleição de Maurício Macri, que foi derrotado nas eleições por Alberto Fernández.