• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

Prefeito, vereador e outros denunciados em operação policial são absolvidos

A Operação Vértice foi enorme. Realizada em 6 de dezembro de 2012, ela causou 18 prisões, 31 mandados de busca e apreensão...


Sérgio Pires

Publicada em: 07/11/2023 19:08:15 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Zero ilegalidade. Zero crime. Onze anos depois de uma operação que prendeu o então prefeito Roberto Sobrinho (ele também, já absolvido em vários processos) vereadores, servidores públicos e empresários, a Justiça deu sua primeira decisão, absolvendo o próprio Prefeito e o vereador Edwilson Negreiros e vários outro denunciados, por absoluta falta de provas de que os envolvidos tivessem tido algum benefício pessoal. 

A Operação Vértice foi enorme. Realizada em 6 de dezembro de 2012, ela causou 18 prisões, 31 mandados de busca e apreensão e, ainda, 22 afastamentos de cargo públicos. Ela pretendia acabar com uma pretensa organização criminosa na Prefeitura de Porto Velho, desviando recursos por meio de fraudes em licitações milionárias, para a locação de horas-máquina. 

A justificativa para essa absolvição foi a falta de provas que demonstrassem a intenção de obter vantagem pessoal ou prejudicar a coletividade. Além disso, depoimentos testemunhais indicaram que os equipamentos locados estavam sendo usados para diversos serviços em áreas urbanas e rurais do município, não causando prejuízos à Administração Pública. 

Os advogados Nelson Canedo e Cristiane Pavin, que defenderam o vereador, um dos mais atuantes na Câmara Municipal há várias legislaturas, destacaram que todas as alegações que fundamentaram as acusações foram desmentidas por meio de provas robustas. Ambos destacaram a importância de distinguir irregularidades administrativas da prática de atos ímprobos ou criminais. À decisão, cabe recurso.


Fale conosco