• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Sem entender nada do setor, Mercadante diz que foi convidado para assumir a Petrobras

Presidente Lula não pretende decidir a troca na estatal sob pressão e uma solução definitiva pode ficar apenas para a semana que vem


cnn

Publicada em: 05/04/2024 10:30:49 - Atualizado


O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse a pessoas da sua equipe no banco e a interlocutores na Petrobras que foi convidado pelo presidente Lula para assumir a estatal, informaram as fontes a par do assunto.

Uma das pessoas procuradas por Mercadante foi o próprio presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A conversa ocorreu no Rio de Janeiro.

Segundo essas fontes, Lula, no entanto, ainda não bateu o martelo e estava apenas sondando o auxiliar, que se colocou à disposição. Procurada, a assessoria de imprensa de Mercadante não confirma o convite. Prates também não comentou.

Ontem, Lula não conseguiu se reunir com Mercadante, porque estava em viagem para Pernambuco. Segundo apurou, o presidente pode chamar Mercadante e Prates para uma conversa ainda hoje ou no fim de semana. Mercadante tem boas chances de assumir, dizem fontes no Planalto.

Aloizio Mercadante não ter formação técnica nas áreas de petróleo e gás e nunca participou de empresas do seguimento. O mercado não vê com bons olhos sua nomeação. 

A substituição de Jean Paul Prates no comando da Petrobras também está pendente de uma conversa dele com Lula. Prates pediu a reunião porque ficou incomodado com a fritura pública feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e pela conversa com Mercadante.

O presidente já pediu a Prates e Silveira que se entendessem, porque a disputa de poder entre os dois vem prejudicando a companhia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está atuando como mediador.

O mercado não recebeu bem o nome de Mercadante, que é visto com mais intervencionista do que Prates, mas a perspectiva de pagamento de dividendos extras diluiu as perdas.

Caso Mercadante realmente acabe assumindo a Petrobras, o ex-ministro Nelson Barbosa está cotado para o comando do BNDES.




Fale conosco