Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 14 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Uma disputa voto a voto entre dois nomes estreitamente ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que marcou o histórico dos pleitos majoritários no Estado, assim pode ser definida a eleição ao Governo de Rondônia em 2022, pode se repetir em 2026.
Esse cenário se dá com o fortalecimento dos nomes do vice-governador Sérgio Gonçalves (UNIÃO) e do senador Jaime Bagattoli (PL) como os mais fortes pretensos candidatos ao comando do CPA até o momento.
Porém, muito dificilmente, Jair Bolsonaro ficará isento como fez em 2022, alegando que tanto Rocha quanto Rogério eram seus amigos, motivo pelo qual a vitória de qualquer um dos dois seria boa para ele.
Dessa vez, o PL tem interesses maiores no estado de Rondônia, o que poderá trazer Bolsonaro ao palanque de Bagattoli e de seus correligionários rondonienses. Vale destacar que o elo de Bagattoli com Jair Bolsonaro parece estar mais estreito do que com seus velhos amigos Rocha e Rogério.
Do outro lado, Sérgio Gonçalves tem a força da máquina e o carisma do governador Marcos Rocha, que percebeu que popularidade não transmite votos, a exemplo do que aconteceu com o prefeito Hildon Chaves neste ano.
Dessa forma, teremos um tira teima em UNIÃO e PL para comandar os rumos de Rondônia por mais quatro anos. A vitória determinará o fortalecimento de um e o consequente enfraquecimento de outro.