Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 19 de agosto de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (19) recebeu o secretário municipal de Trânsito, Iremar Lima, que falou sobre as ações que vêm sendo realizadas para a melhoria da mobilidade urbana em Porto Velho.
Servidor de carreira do Detran/RO, Iremar Lima é matemático, engenheiro e pós-graduado em Engenharia de Tráfego. Ele foi convidado para assumir a função após estreitar laços com o prefeito Léo Moraes durante sua passagem pelo departamento de trânsito.
“O prefeito é um cara que eu admiro bastante pela inteligência e pela rápida capacidade de entendimento. Ele me convidou para esse desafio e estou buscando mudar algumas culturas dentro do sistema. Isso é normal e faz parte do nosso trabalho”, declarou Iremar Lima.
Com diversas ações simultâneas em andamento nas ruas da cidade, o secretário destacou alguns trabalhos da Semtran, entre eles a instalação de rotatórias em pontos estratégicos, duplicação de vias e novas sinalizações.
“Estamos redescobrindo o entendimento sobre as rotatórias, respeitando os locais e as características do sistema. Isso faz parte de um programa de sucesso implantado na Suécia, denominado Visão Zero, que recomenda redutores de velocidade e sinalização de fluidez. Não foi algo feito no achismo. Todas as nossas ações são baseadas em estudos”, afirmou.
Sobre os avanços recentes, Iremar ressaltou que, em locais onde antes havia congestionamentos e alta sinistralidade, intervenções simples já trouxeram mais fluidez.
“Antes existiam pontos com longas filas e muitos acidentes. Com medidas simples conseguimos melhorar o trânsito. Infelizmente ainda não dispomos de todas as ferramentas necessárias, mas temos certeza de que as coisas gradualmente irão se ajustando”, disse.
O secretário também frisou o trabalho de conscientização junto a empresas que contratam entregadores, promovendo palestras, rodas de conversa e ações educativas para garantir mais segurança no trânsito.
“Estamos tentando firmar parcerias com as empresas no momento da contratação dos entregadores, porque muitos são contratados mesmo sem habilitação. Outro ponto é a fiscalização dos veículos, como escapamentos barulhentos e outras irregularidades. Basta a empresa solicitar o atendimento da nossa equipe de educação no trânsito”, explicou.
Ele ainda comentou sobre o acompanhamento feito pela Semtran em relação aos motoristas de transporte de passageiros na capital. Segundo ele, a secretaria tem dados atualizados sobre mototaxistas e taxistas, mas não dispõe de informações consistentes sobre motoristas de aplicativo.
“Hoje conhecemos bem os nossos mototaxistas e taxistas — sabemos o endereço, o carro que dirigem —, porém, quando se trata de aplicativos, não temos praticamente nenhuma informação”, revelou Iremar Lima.
Veja a Voz do Povo: