Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 9 de setembro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (9) recebeu o vereador de Porto Velho, José Paroca, que falou sobre sua atuação à frente do mandato legislativo na Câmara Municipal.
Criado em solo porto-velhense, José Paroca fez questão de relatar sua origem: filho de pais humildes que migraram da região Nordeste e que, através de muito trabalho e dedicação, conseguiram se estabelecer e criar seus filhos.
Para ele, essa origem lhe deu a oportunidade de conhecer intimamente a realidade da sociedade de Porto Velho, por meio de relações com pessoas de diferentes contextos e classes sociais.
“Sou filho de Gabriel Souza e dona Maria Guimarães Carneiro, uma mulher maranhense trabalhadora, e meu pai, sempre trabalhador, construiu sua família com princípios de dignidade, ética e respeito. Na minha infância estudei em escolas públicas, onde conheci amigos de todas as classes; alguns até já morreram por caminhos errados”, disse José Paroca.
De acordo com o vereador, o caminho para a política foi natural, uma vez que ele cresceu trabalhando no restaurante do pai, onde teve contato com políticos e vivenciou os problemas do cotidiano da cidade através de seus colegas de trabalho.
“Eu sempre trabalhei na empresa do meu pai, onde eu fui de tudo: lavei copo, lavei prato, fui caixa, só não fui cozinheiro chefe, mas até auxiliar eu já fui. Para que eu possa falar com propriedade, eu preciso passar por todos os lados. Durante essa experiência conheci muitos políticos e vi a realidade da vida dos nossos colaboradores, isso me motivou a entrar na vida pública”, relatou José Paroca.
Exercendo seu primeiro mandato eletivo, José Paroca afirmou que encontrou dificuldades inesperadas no exercício da função pública, mas que aos poucos foram sendo superadas.
“Quando eu cheguei lá, vi que era um pouquinho mais complicado. O vereador está próximo da sociedade, mas não tem a caneta na mão, não executa, e muitas vezes é criticado por não conseguir resolver todas as solicitações. Essa é a visão que eu tenho do antes e depois. Estando lá eu vejo as dificuldades. Tenho levado maquinário para linhas, tenho dialogado com o prefeito, está dando tudo certo. Estou começando a ter prazer em ser vereador, porque quando a gente vê as coisas acontecendo, a gente se satisfaz”, argumentou.
Sobre seus projetos de lei, ele garantiu que se recusa a entupir o sistema legislativo com propostas sem previsão legal apenas para gerar manchete. De acordo com Paroca, é necessário muita responsabilidade nesse aspecto.
“Eu não quero impetrar projetos que nada vão agregar à sociedade, apenas para criar sensacionalismo. Eu sei que existe responsabilidade fiscal do Executivo e não estou no parlamento para brincar de projetos. Tenho dois projetos aprovados até agora e que já foram implementados: os adesivos de autistas para os carros e a obrigatoriedade de limpeza antes e depois das obras.”
O empreendedorismo nas escolas públicas é uma pauta prioritária para José Paroca, que garantiu que apenas o empreendedorismo liberta uma criança que nasce sem grandes oportunidades na vida.
“O empreendedorismo nas escolas é trazer empresários para darem palestras aos estudantes, que terão essa nova tendência libertadora que é o empreendedorismo, promovendo uma ideia de projeto de vida”, disse José Paroca.
Ele finalizou convocando a sociedade a participar das ações do Poder Legislativo, uma vez que, em sua concepção, apenas com a interação popular um mandato pode ser bem desempenhado.
“A atuação legislativa é do parlamentar, mas precisa ser realizada em conjunto com a população. Precisamos criar planos informativos para que a sociedade possa participar mais dos atos do legislativo. A gente tem que divulgar muito mais todos os atos da Câmara de Vereadores”, finalizou José Paroca.
A Voz do Povo: