Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024
RONDONIENSE É CONVOCADO POR AMPLA MAIORIA DOS MÉDICOS BRASILEIROS PARA MAIS UM MANDATO À FRENTE DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Um porto-velhense da gema, apaixonado por sua cidade e seu Estado, é um dos orgulhos que temos em nível nacional. Saiu daqui para se tornar uma liderança no país inteiro, comandando uma entidade que reúne bem mais do que meio milhão de profissionais da sua área. E que profissionais! Hiran Gallo foi escolhido por seus colegas de todo o Brasil para presidir a maior entidade médica da América Latina, o Conselho Federal de Medicina. No seu mandato, elevou a entidade a outro patamar.
Sua defesa intransigente das prerrogativas dos médicos; sua luta constante pela preservação da vida; seus posicionamentos fortes em relação a questões polêmicas como o combate ao aborto depois de 22 semanas de gravidez e a batalha para que não haja interferência política na questão da Residência Médica, são apenas alguns dos temas de enorme relevância para a saúde dos brasileiros, defendidos, inclusive em participações no Parlamento brasileiro, com unhas e dentes pelo rondoniense que comanda a categoria. Dentro de alguns meses, o mandato de Hiran terminaria.
Ele já havia decidido deixar a função e ficar na sua terra natal, de onde jamais se mudou, para enfrentar outros desafios. Aqui, tem unanimidade entre a classe médica e também atua, em momentos de lazer, como um comentarista ácido, mas sempre equilibrado, dos problemas da terra, no programa Papo de Redação, da SICTV, aos sábados. Ficar só em Rondônia: este era o plano. Contudo, foram tantos os pedidos para que reavaliasse sua decisão e concorresse a um novo mandato, que o dr. Hiran aceitou a missão para buscar estender um pouco mais sua missão.
No mês de agosto próximo, haverá eleição para os conselheiros do CFM em todos os Estados e são eles quem elegem o Presidente. Neste momento, não há dúvida de que o rondoniense será eleito para um segundo mandato.
Hiran, que também é professor na Universidade do Porto, em Portugal, país onde conquistou igualmente grande respeito dos irmãos portugueses, tem lutado muito para valorizar a Medicina brasileira e os profissionais da área. Não há tema importante da categoria que ele não esteja liderando, apoiando o que considera melhor para os médicos e para a saúde brasileira e combatendo o que não convêm a ambos. Tem o apoio da ampla maioria dos associados ao Conselho, pelos avanços que conquistou na Presidência e por suas posições firmes, conhecidas entre todas as principais autoridades do país. Há uma chance real de que Hiran Gallo permaneça por mais um mandato no comando do CFM.
No final de agosto, já se saberá oficialmente. Rondônia precisa comemorar. Temos aqui o único comandante de uma grande e importante entidade nacional e precisamos valorizar essa enorme conquista, que é dele, mas também de todos nós, seus conterrâneos!
MARIANA, EUMA, LÉO E PL JÁ MARCARAM DATAS PARA AS CONVENÇÕES. ELAS COMEÇAM NO SÁBADO DA PRÓXIMA SEMANA
Como foi publicado com exclusividade neste espaço, duas importantes convenções partidárias estão agendadas para acontecerem no próximo sábado, dia 27, oficializando candidaturas de duas mulheres poderosas. No casa de shows Talismã, a partir das 8h da manhã, o União Brasil confirma o nome de Mariana Carvalho como sua candidata, com apoio já formalizado de pelo menos sete partidos, incluindo o PL, que deve indicar o vice-prefeito. No mesmo dia, o MDB confirma a candidatura da juíza aposentada Euma Tourinho, em que o partido aposta todas as suas fichas para voltar a comandar a Prefeitura da Capital, o que não o faz desde Jerônimo Santana. No domingo, dia 28, vai acontecer a convenção do PL, em local ainda a ser divulgado. Sem nome próprio para a Prefeitura (o partido optou opor não apoiar o pleito do deputado federal Coronel Chrisóstomo, que se apresentou como voluntário!) o partido de Bolsonaro, Marcos Rogério e Jaime Bagattoli deve se contentar em indicar o nome do vice de Mariana Carvalho, o que seria uma exigência do diretório nacional. Já no dia 3 de agosto, uma semana depois, será a vez do Podemos oficializar Léo Moraes como o seu nome para a disputa na Capital. Os demais partidos e indicados, vão realizar seus encontros para oficializar candidaturas até 5 de agosto, prazo final para as convenções.
PARTIDOS DE ESQUERDA (LIDERADOS PELO PT) ESCOLHEM CÉLIO LOPES, DO PDT, PARA LIDERAR CHAPA NA DISPUTA EM PORTO VELHO
Caso se concretize o que foi combinado em Brasília, o jovem advogado Célio Lopes, terá sua candidatura a Prefeito alavancada e o colocará com chances reais de crescer muito perante o eleitorado porto-velhense. Pelas redes sociais, Célio, o nome do PDT na corrida municipal, divulgou que recebeu a promessa da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, de que seu partido indicaria o vice na chapa de Célio e que os petistas caminhariam junto com ele, na corrida na Capital. “A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann ratificou, em Brasília, o apoio da Federação PT/PC do B/PV, à candidatura de Célio Lopes, do PDT, à Prefeitura de Porto Velho” diz parte do texto divulgado. O encontro de Brasília contou com a presença do presidente regional do PT em Rondônia, Israel Trindade e de outros líderes nacionais petistas. O grupo está tentando cooptar Vinicius Miguel, do PSB ou Samuel Costa, da aliança Rede/PSOL, para compor a chapa, na condição de vice. Vinicius dificilmente vai topar, na medida é que um nome forte para ele mesmo concorrer à Prefeitura, mas no caso de Samuel, a dobradinha é possível, já que ele representa dois partidos de esquerda, a Rede e o PSOL. Caso tudo isso se confirme na convenção do partido, marcada para o próximo sábado, dia 27, Célio (nome escolhido a dedo pelo presidente regional, o ex-senador Acir Gurgacz) se tornaria um nome fortíssimo para unir o eleitorado de esquerda, para tentar chegar ao segundo turno.
FORÇAS POLÍTICAS DE ANTAGONISMO HISTÓRICO ESTARIAM PENSANDO NUMA UNIÃO DE FORÇAS, PARA A DISPUTA DA PREFEITURA DA CAPITAL
Os bastidores fervilham com a possibilidade de uma união política jamais imaginada em Rondônia. Como as conversas ainda estão numa fase muito embrionária, seria irresponsabilidade dar nomes e postos, mas o interessante é que dois grupos políticos, sempre antagônicos em Rondônia, poderiam unir forças para uma tentativa de levar uma chapa saída dessa união, à Prefeitura de Porto Velho. Não será fácil, mesmo que haja pontos em comum, pela distância política de ambas as siglas e dos seus membros. Mas estariam sendo avaliadas algumas vantagens, caso o assunto fosse em frente. Dois deles estão balançando o coreto. O primeiro é a grana, claro. Unidas, as duas forças teriam o dobro do dinheiro disponível para a campanha. O outro é o tempo de TV. Caso o acordo fosse fechado (o que se pode dizer que ainda está muito distante de acontecer) o horário eleitoral gratuito do candidato à Prefeitura pela chapa teria o dobro do tempo que tem hoje. Claro que os confrontos históricos e as ideologias distantes são obstáculos muito sérios para que uma eventual aliança seja formada pelos dois grupos. Mas na política, sabe-se pela experiência, nada é impossível. Só como exemplo, basta lembrar que Geraldo Alckmin dizia que Lula queria ser Presidente para voltar ao local do crime. Quem é o vice-presidente da República, hoje e grande amigão de Lula? Então....
“O DNIT GASTA MILHÕES POR ANO PARA REMENDAR A BR 364”, DIZ EX-PREFEITO E EX-DEPUTADO JESUALDO PIRES
A defesa de que a duplicação da BR 364 deveria ser feita pelo Dnit, defendido por um engenheiro do órgão, dias atrás, aqui nestE espaço, obviamente que não é unanimidade. O também engenheiro Jesualdo Pires, duas vezes prefeito de Ji-Paraná, deputado estadual e do alto dos seus quase 200 mil votos para o Senado, é totalmente contra essa posição. “O DNIT é um órgão falido, que gasta milhões todos os anos para fazer remendos mal feitos nas BRs. É claro que não querem a concessão. A concessão não se resume apenas a duplicação, teremos terceira faixa e o mais importante: uma estrada transitável e mais segura, coisa que o DNIT, apesar dos bilhões que já recebeu nos últimos 20 anos, nunca conseguiu!”, critica o conhecido e respeitado político rondoniense. Para Jesualdo, o que se deve discutir é sobre a instalação de pedágios e os preços a serem cobrados, para que não se aceite que injustiças sejam cometidas contra os usuários. Basicamente, o projeto que foi aprovado pelo Ministério dos Transportes prevê a privatização fatiada de trechos da BR 364, com a implantação de pedágios a cada 100 quilômetros. Entre Vilhena e Porto Velho, estão previstos pelo menos sete postos de pedágio, com a duplicação de apenas 100 dos 700 quilômetros neste trecho, mas com uma série de melhorias em toda a extensão, até a fronteira com o Acre.
MADURO AMEAÇA COM GUERRA CIVIL CASO ELE NÃO GANHE A ELEIÇÃO DO PRÓXIMO DIA 28, PARA MANTER-SE DITADOR DA VENEZUELA
Os adversários políticos são proibidos de concorrer, a partir de um conluio com o Judiciário militante. Quem se arrisca a tentar disputar contra o ditador (como Marina Corina, a maior opositora, uma das que a Justiça proibiu de participar da votação é vítima de atentados contra sua vida e dos seus seguidores. O ditador, recebido com honras de Chefe de Estado no Brasil, por seu amigo presidente Lula, está concorrendo quase sozinho e, parece piada, mas não o é, tem medo de perder a eleição. Nícolas Maduro, contudo, não aceita qualquer resultado da eleição que não seja uma vitória dele, o sanguinário, que já viu pelo menos sete milhões de venezuelanos saírem desesperados do país, em busca de sobrevivência digna e alguma liberdade. Maduro está ameaçando o eleitorado e foi muito claro num comício de campanha: “o destino da Venezuela no século 21, depende de nossa vitória em 28 de julho. Se não quiserem que a Venezuela caia em um banho de sangue, em uma guerra civil fratricida, produto dos fascistas, garantamos o maior êxito, a maior vitória da história eleitoral do nosso povo”. O recado está dado. Quem não votar no ditador sanguinário já sabe o que virá pela frente!
HOMOFOBIA, OFENSAS, ATAQUES GRATUÍTOS: DEPUTADA CONSEGUE NA JUSTIÇA CONDENAÇÃO DE QUEM A ATACOU NAS REDES SOCIAIS
Vítima de textos agressivos, recheados de ataques homofóbicos, a deputada federal Silvia Cristina ganhou, na Justiça, o reconhecimento dos ataques sofridos, com a condenação do agressor, que terá que cumprir penas socioeducativas e ainda pagar indenizações de quatro salários mínimos (5.648 reais) que, recebidos pela parlamentar, serão doados para o Hospital do Câncer, chamado de Hospital do Amor. Os vários ataques foram publicados na internet. O nome do agressor não foi informado, lamentavelmente, até porque as leis brasileiras continuam defendendo os direitos de quem comete crimes, inclusive o de atacar, ofender e usar palavras de baixo calão e ataques homofóbicos. “É preciso compreender que a internet e os grupos de mensagens não são terra sem lei. Não é possível se permitir que ali se possa fazer de tudo, como atacar a honra das pessoas, caluniar, difamar, ofender, cometer injúrias e outros crimes, como a homofobia. Não vou deixar impune nenhum caso deste tipo. Sou muito pacífica, como pessoa pública aceito as críticas, mas jamais as ofensas pessoais e as agressões gratuitas”, resumiu a parlamentar, depois da condenação do homem que a agrediu via redes sociais.
LEI QUE PROIBE FOGOS DE ARTÍFICIO COM BARULHO EM TODO O ESTADO É SOLENEMENTE IGNORADA, DENUNCIA DEPUTADO
Para que serve uma lei, se ela não é cumprida? Os exemplos são inúmeros. Aqui em Rondônia, um deles se refere à proibição do uso de fogos de artifício com estampido, uma lei vigente desde março deste ano, que vem sendo solenemente ignorada em dezenas de eventos, incluindo alguns oficiais. Autor da proposta que visa proteger crianças, doentes e também os animais, o deputado Ismael Crispin protestou com veemência contra o descumprimento e exige fiscalização. Ele recebeu inúmeras denúncias de que em eventos como festas juninas, festas agropecuárias e até no lançamento de campanhas eleitorais, os fogos continuam barulhentos como sempre foram. "É inaceitável que, mesmo com uma lei em vigor, ainda tenhamos que lidar com o desrespeito às normas que visam proteger nossa comunidade" declarou Ismael. Os denunciantes destacaram que o uso desses fogos não apenas descumpre a legislação vigente, mas também representa um risco para a segurança pública e o bem-estar dos animais, além de afetar pessoas com condições de saúde sensíveis ao barulho, como idosos e crianças. A exceção é feita para fogos que produzem efeitos visuais sem estampido e luminosos, e para festividades tradicionais, reconhecidas como patrimônio histórico, cultural e imaterial de Rondônia. Apesar dessas regulamentações, relatos de uso indiscriminado de fogos com estampido têm sido frequentes.
PERGUNTINHA
Você concorda com a legislação que um dia tira e no outro recoloca e depois tira de novo Prefeitos eleitos dos seus cargos (como ocorreu recentemente em Ji-Paraná e Guajará Mirim) ou acha que este vai e vem de decisões judiciais faz parte da democracia e as medidas que colocam um político como criminoso num dia e depois o recolocam no mesmo cargo, estão mesmo corretas?