Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 22 de fevereiro de 2025
BRASIL: O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, declarou situação de emergência por dengue em todo o estado nesta quarta-feira (19). O decreto, que ainda precisa ser assinado pelo governador Tarcísio de Freitas(Republicanos), permitirá que ações de combate à doença sejam implementadas com mais rapidez e que o estado tenha acesso a recursos adicionais do governo federal. A medida foi anunciada em entrevista coletiva hoje.
Atualmente, 59 municípios paulistas já haviam decretado emergência devido ao aumento de casos. Durante uma reunião no Centro de Operações de Emergências (COE), o secretário anunciou medidas para intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A taxa de incidência da dengue no estado de São Paulo já chegou a 279 casos por 100 mil habitantes, se aproximando do nível epidêmico, que é quando ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.
Números atualizados da dengue em SP:
A região mais afetada no momento é São José do Rio Preto, que já soma 35.347 casos confirmados e 35 mortes.
A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde autorizou que doses próximas do vencimento sejam aplicadas em faixas etárias mais amplas:
Apesar dessa flexibilização, a cidade de São Paulo não prevê a chamada "xepa" da vacina, pois as doses disponíveis só vencem em novembro. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, das 600 mil doses recebidas, 400 mil já foram aplicadas no público indicado.