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porto velho, sábado 26 de julho de 2025
BRASIL: Febre nas redes sociais, o “morango do amor” caiu no gosto do brasileiro e tem movimentado as vendas de quem trabalha com confeitaria. Em Boa Vista, a jovem Vitoria Penso, de 27 anos, vendeu mais de 2 mil unidades do doce do momento e faturou cerca de R$ 34 mil em dois dias, durante o São João no Parque Anauá.
O doce combina uma casquinha de açúcar caramelizado vermelha e crocante, recheio de brigadeiro de leite ninho e, claro, um morango.
"É um sucesso. A gente sempre busca tendências fora de Roraima e traz para o nosso estado como uma maneira de se diferenciar", afirmou a confeiteira em entrevista.
Vitória começou a produzir o doce no início de junho de 2025. Desde então, a produção da sobremesa não parou e ela já vendeu mais de 10 mil unidades do morango do amor. Atualmente, o doce é vendido a R$ 17.
Ela contou que a ideia de comercializar o doce surgiu em dezembro do ano passado — antes dele viralizar nas redes sociais — durante o planejamento de vendas para o ano de 2025. O plano ganhou mais força em maio deste ano, quando Vitoria fez um curso em Minas Gerais para aprender a preparar o doce.
"Em Minas, eu gravei um vídeo e falei: 'vim aqui e aprendi [a fazer] o morango do amor. Se vocês [seguidores] comentarem muito, eu vou levar para o arraial em Boa Vista'. A gente chegou no dia 2 de junho e no dia 3 a gente lançou, e desde então estou vendendo morangos do amor", contou a jovem.
No início, a produção era feita apenas por Vitoria, que também vende outras sobremesas, como bolos, pudins e brigadeiros. Mas, com o sucesso dos doces em Boa Vista, ela precisou aumentar a equipe. Hoje, cinco pessoas atuam exclusivamente na produção dos morangos do amor.
Em Roraima o morango não é cultivado em larga escala. Por isso, a confeiteira importa os itens de fornecedores de São Paulo. Segundo ela, a enorme procura pelo morango trouxe um impacto no fornecimento e a distância pode prejudicar a qualidade dos frutos até que cheguem ao extremo Norte do Brasil.
"A gente mora no extremo Norte do país e isso prejudica a chegada de morangos de qualidade aqui. Então, eles [fornecedores] vão priorizar o morango de São Paulo, as confeitarias de São Paulo, do Sudeste, Centro-Oeste. Então, aqui a gente começou a ter um desperdício muito grande e precisou aumentar [o valor do morango]", ressaltou. Antes, o doce custava R$ 15.