• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 10 de outubro de 2025

Brasil recebe remessa do antídoto para intoxicação por metanol conhecido como fomepizol

O fomepizol é uma alternativa ao tratamento já realizado por meio do etanol farmacêutico


ig

Publicada em: 09/10/2025 17:55:44 - Atualizado


O Governo do Brasil recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2,5 mil ampolas do antídoto fomepizol, destinado a reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de intoxicações por metanol, associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 1,5 mil unidades, com prioridade para o estado de São Paulo, que concentra o maior número de ocorrências e receberá 288 ampolas.

Na sexta-feira (10) outros estados que registraram suspeitas de intoxicação receberão o medicamento, incluindo Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

O restante das ampolas serão distribuídas para todas as regiões do país, garantindo a disponibilidade do antídoto. Mil ampolas permanecerão no estoque estratégico do Ministério da Saúde.

A compra do fomepizol é inédita no país e foi realizada com a subsidiária de uma empresa japonesa, apenas oito dias após o Ministério da Saúde acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O medicamento é considerado raro devido à baixa produção mundial.

De acordo com Mariângela Simão, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, o Brasil já possui etanol farmacêutico disponível em todos os estados, mas o fomepizol oferece uma opção adicional de tratamento.



Fale conosco