Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Publicado pela prefeitura de Porto Velho em 2022, o edital de concorrência para a concessão do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, deixa claro em uma de suas cláusulas que a cobrança de ingressos no museu, passa diretamente pela prefeitura de Porto Velho.
Nesta última semana, o grupo Amazonfort, que detém por dez anos a concessão do espaço histórico anunciou a cobrança no valor de até R$ 30 para a entrada no Museu da Estrada de Ferro, construído com dinheiro público através de compensações socioambientais.
Porém, no ponto que trata sobre as áreas exploradas, uma das cláusulas deixa especificado que a cobrança de ingressos para o acesso ao museu é de competência da prefeitura de Porto Velho, isso além de garantir a manutenção do local ao poder executivo municipal.
“A Gestão, manutenção do Museu (Galpão 01 e 02) e a organização de eventos com cobrança ou não de ingressos no local será de responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, sem interferência da CONCESSIONARIA”, afirma a cláusula exposta no edital publicado pela prefeitura.
Esse ponto foi deixado justamente para impedir que acesso do cidadão de Porto Velho à sua história fosse elitizado com a cobrança de preços abusivos por parte da concessionária, que já explora financeiramente outros serviços dentro do complexo.
Porém, ao que tudo indica, o contrato foi alterado ou o grupo Amazonfort vem descumprindo o que foi firmado, condição que pode resultar na perda da concessão.
LEIA MAIS - Museu do Complexo da EFMM adota taxa de entrada para visitaçã
Sem pena do bolso do eleitor, vereador é a favor de cobrar ingresso para visitar a EFMM