Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de outubro de 2024
PORTO VELHO, RO: A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) negou boatos que circulam nas redes sociais sobre a interrupção completa do fornecimento de água em Porto Velho. De acordo com a empresa, não haverá suspensão total do abastecimento, apenas uma paralisação parcial será necessária para a realização de melhorias no sistema de captação.
Em nota oficial, a Caerd garantiu que qualquer paralisação será previamente comunicada, com antecedência mínima de dez dias. A medida visa modernizar a estrutura de captação de água no Rio Madeira, que foi prejudicada pela seca severa.
A crise hídrica, intensificada pelo fenômeno El Niño, tem afetado o abastecimento de água em algumas regiões da capital. Poços semi-artesianos sofreram redução do lençol freático, impactando diretamente o fornecimento de água para moradores de áreas mais afastadas. Como resposta, a Caerd tem mobilizado caminhões-pipa para minimizar o impacto da estiagem.
Ribeirinhos enfrentam escassez de água na crise hídrica
As comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Madeira, em Porto Velho, estão entre as mais afetadas pela seca extrema. Com acesso limitado à água tratada e encanada, essas populações têm enfrentado grandes dificuldades. Algumas famílias vivem com menos de 50 litros de água por dia, bem abaixo dos 110 litros recomendados por pessoa pela ONU para atender às necessidades básicas.
Apesar das dificuldades, a Caerd reforça que o abastecimento de água potável na capital será mantido, com eventuais interrupções temporárias e planejadas para melhorias no sistema.