Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 18 de abril de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quinta-feira (10) recebeu o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PODE), que falou sobre as suas ações à frente dos primeiros cem dias no mandato do Poder Executivo da capital rondoniense.
Considerado um dos mandatos mais pró-ativos da história da prefeitura de Porto Velho, a gestão Léo Moraes é responsável por uma série de medidas efetivas, que impactou diretamente, de forma positiva, todos os setores da sociedade, entre comerciantes, servidores e população em geral.
"Eu tenho um nível de satisfação nesses cem dias onde foram realizadas entregas reais à população. A gente sempre teve uma velocidade um nível de rotação muito intenso, e já no primeiro dia demos a gratuidade ao museu, reativamos a litorina, acabamos com a faixa de ônibus na Sete de Setembro, reduzimos pela metade a tarifa de ônibus, conseguimos implantar o corujão da saúde com dentistas e remédios, bem como conseguimos retomar exames que não eram realizadas há vários anos, além de termos um diagnóstico para realizar obras nos postos de saúde", afirmou Léo Moraes.
O prefeito de Porto Velho ainda seguiu afirmando que entregou obras com apenas doze dias de reforma, isso além da anulação de multas aplicadas à sociedade durante o final do ano passado.
"Reformamos em doze dias úteis o CRAS Dona Cotinha da zona Sul, fizemos muitas mudanças no trânsito, nós cancelamos 114 mil mutas feitas de forma irregular contra a população, além do que as pessoas sequer sabiam onde estavam esses radares, e mais, alteramos as velocidades das nossas vias rápidas e instalamos sonorizados para que o cidadão saiba onde está andando", relatou Léo Moraes.
O programa Cidade Limpa é considerado pelo prefeito Léo Moraes como um dos destaques da sua gestão, já que é uma ação que vem dando uma nova cara à cidade de Porto Velho, além da iluminação.
"Mais de 55 mil toneladas de entulhos e sujeiras foram retiradas da cidade, mais de 200 pessoas trabalhando com roçadeira, varredura, e também incrementamos o programa de retirada de entulho por três vezes na semana, onde a população se programa para limpar os seus terrenos. Fizemos canais de drenagem, iluminação", comentou Léo Moraes.
A segurança pública e o lazer da comunidade também foram abordados por Léo Moraes como pontos de ação de seus primeiros cem dias à frente da prefeitura.
"Criamos a atividade delegada para contratar policiais para assistirem à nossa cidade. Hoje nós temos muitas atividades de lazer, conseguimos reformar e revitalizar nossas praças, como, por exemplo, a praça do Morar do Melhor, entre uma série de locais de convívio social", alegou Léo Moraes.
O prefeito também fez questão de anunciar que neste sábado (12) a prefeitura de Porto Velho irá entregar mais de cem títulos de propriedade à cidadãos porto-velhenses.
"Se tem uma coisa que muda a cara de uma cidade é o título de propriedade, porque a pessoa melhora a região onde vive. Neste sábado, nós iremos entregar mais de mil escrituras para a população de Porto Velho", falou Léo Moraes.
Apontada entre as três cidades que mais cadastraram projetos no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, iniciado pelo Governo Federal neste ano.
"Uma coisa que a gente não abre mão é que nós tenhamos resultado na atividade meio, não adianta ter recursos se não tiver projetos. Porto Velho foi a cidade que mais cadastrou projetos no PAC do Governo Federal, isso é o resultado de nossa equipe técnica. Pode vir R$ 200 milhões para a macrodrenagem, que poderá acabar de vez com a questão dos alagamentos", ressaltou Léo Moraes.
A valorização dos servidores municipais também foi levantada por Léo Moraes, que recentemente incorporou na folha salarial o piso nacional dos professores e deu aumento salarial de quase 5% a todos os servidores.
"Nós conseguimos após doze anos a revisão integral para todos os servidores, o que eu estou dizendo é que todos irão receber um reajuste de quase 5% em seus ordenados. Já lutamos e estamos entregando no primeiro semestre benefício a todos, e mais, incorporamos o piso da educação e ainda revisamos os salários dos técnicos em educação, que tiveram seus trabalhos reconhecidos", argumentou Léo Moraes.
Com relação à situação em que ele pegou a estrutura de maquinários para o serviço tapa buraco e limpeza da cidade, Léo Moraes garantiu que recebeu um pátio com mais de 80% do maquinário quebrado.
"É um problema, uma vez que pegamos a gestão com 85% das máquinas quebradas, sem insumos, sem asfalto, sem nada. Pela primeira vez estamos promovendo uma operação permanente de tapa buraco durante o período noturno. Também estamos atuando na obra da Capão da Canoa, que irá integrar as avenidas Mamoré e Imigrantes", destacou Léo Moraes.
Por fim, Léo Moraes falou sobre as ações de mitigação dos impactos da cheia do rio Madeira, que vem afetando milhares de famílias ribeirinhas.
"Nós temos uma Sala de Situação com um painel de controle, agora nesse momento temos todo o monitoramento da cheia, nós unimos os esforços com o Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Forças Armadas, tudo para garantir a segurança da nossa população. A gente tem que estar unido para atender quem está lá na beira do rio precisando da nossa ajuda", finalizou Léo Moraes.
Confira entrevista completa: