Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 28 de maio de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (27) recebeu a escritora e empresária, Patrícia Pimenta, que falou sobre o papel da mulher dentro da política rondoniense.
Autora de várias obras literárias, Patrícia também comanda a sua editora, onde participa do fomento de escritoras de várias partes do mundo. Ela afirma que apenas com as mulheres apoiando umas às outras será possível o início de uma mudança real para as mulheres.
“Falta o apoio das próprias mulheres na participação das políticas públicas, pois quem melhor que as mulher para entender como devem ser promovidas as ações do Estado focadas para elas mesmas. As câmaras municipais têm pouca participação feminina, mesmo sendo 53,7% em Rondônia”, falou Patrícia Pimenta.
Defensora da participação das mulheres nas eleições, Patrícia faz duras críticas à regra de cotas femininas e a forma como elas são utilizadas pelos partidos, muitas vezes, sendo apenas para cumprir a regra.
“Já tive muitos pedidos para entrar na política, mas eu não quero ir para ser usada como escudo, para cumprir a cota das mulheres, eu acredito que precisa ser algo com uma proposta, um ideal coletivo. Talvez os nomes das cotas tenham vindo por cota, mas não pela necessidade de representação de verdade, de pessoas que venham a compartilhar de verdade sobre o tema que envolve as mulheres dentro do ambiente político”, declarou Patrícia Pimenta.
Ainda segundo Patrícia Pimenta, o meio político é extremamente desafiador para as mulheres, motivo pelo qual precisa existir empatia entre elas dentro de todas as esferas de poder.
“Estar em uma esfera onde as cadeiras são 80% masculinas é difícil, e nós conseguiremos entrar fazendo uma rede de proteção entre as mulheres, como cargo de conselheiras, desembargadoras, juízas e mostrar que podemos participar ativamente da vida de nossa sociedade. A mulher precisa entender, estudar a política”, comentou Patrícia Pimenta.
A escritora ainda ressaltou o trabalho que teve para conseguir consolidar a sua editora, que hoje é vista e procurada por autores de grande parte da América Latina, ela finalizou deixando um recado para as mulheres rondonienses.
“Eu sou uma pessoa que muitas das dificuldades eu trago para a mesa, nós temos escritores em várias regiões do mundo que buscam o apoio da minha editora, o nosso Estado não tinha isso até então. Por isso eu falo para você mulher, mostre a sua veia pensante, mostre a sua melhor arma, que é a sua voz intelectual. Nós precisamos de boas mulheres, que estejam dispostas e tenham capacidade de se posicionar entre a população. Para se virar uma mulher na política, a gente tem que mostrar a nossa ideia”, finalizou Patrícia Pimenta.
Confira programa na íntegra: