• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 21 de agosto de 2025

Prefeitura visita polos na Ponta do Abunã para fortalecer a divulgação e ampliação do Cadastro Único

As visitas foram realizadas pela direção de Proteção Social Básica e coordenação da Central de Cadastro Único da Semias...


SMC

Publicada em: 20/08/2025 17:09:38 - Atualizado

Os gestores visitaram as novas instalações das sedes administrativas e dos polos de Cadastro Único
Foto: Divulgação SMC

PORTO VELHO, RO - O Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), da Prefeitura de Porto Velho, realizou visitas, nos dias 15 e 16 de agosto, nos polos do Cadastro Único (CadÚnico) da Ponta do Abunã - distritos de Vista Alegre do Abunã, Nova Califórnia e Extrema.

As visitas foram realizadas pelo diretor de Proteção Social Básica da Semias, Adonias Moeses, acompanhado do coordenador da Central de Cadastro Único, Clóvis Henrique. Visitaram as novas instalações das sedes administrativas e dos polos de Cadastro Único e realizaram reuniões com os administradores dos distritos.

Nas visitas, foram entregues novas centrais de ar-condicionado que serão instaladas nos polos de Cadastro Único, dando melhores condições de trabalho para os servidores que atendem as pessoas e famílias que buscam o registro no CadÚnico.

“Estamos executando o planejamento da Semias em relação ao Cadastro Único, que tem o objetivo de fazer ampla divulgação e melhorias no atendimento às pessoas e famílias que necessitam desse serviço do poder público. Vamos ampliar e melhorar o atendimento e as condições de trabalho dos polos do Cadastro Único”, disse o diretor do DPSB da Semias, Adonias Moeses.

Conforme o diretor, faz-se necessário o aumento da cobertura do Cadastro Único em áreas rurais e ribeirinhas, assim como acesso a informações sobre os benefícios do CadÚnico. “Ele é o principal instrumento para identificar e conhecer as famílias em situação de vulnerabilidade social no país. Através dele, o governo sabe quem são as pessoas que mais precisam de apoio. É o pré-requisito para que milhões de brasileiros tenham acesso a programas essenciais”, observa Adonias Moeses.

O Cadastro Único (CadÚnico) é o pré-requisito do acesso a programas sociais, como:

- Bolsa Família: Programa de transferência de renda que auxilia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): Garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais ou a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;
- Tarifa Social de Energia Elétrica: Desconto na conta de luz para famílias de baixa renda;
- Minha Casa, Minha Vida: Programa habitacional que oferece condições facilitadas para aquisição da casa própria;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos:* Permite que pessoas de baixa renda participem de concursos sem pagar as taxas de inscrição;
- Carteira do Idoso: Garante gratuidade ou desconto em passagens interestaduais para idosos, e muitos outros programas de educação, saúde e assistência social.

“Ao garantir o acesso a programas que promovem a inclusão social e econômica, o CadÚnico contribui para a redução da desigualdade social no país. Ele oferece um suporte básico para que as famílias possam melhorar suas condições de vida. Vamos dar toda atenção ao serviço do Cadastro Único”, disse o diretor do DPSB da Semias.


Fale conosco