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porto velho, quinta-feira 4 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - O presidente Lula incluiu a Hidrovia do Rio Madeira, que liga Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), no Programa Nacional de Desestatização (PND). O decreto publicado na última semana no Diário Oficial da União oficializa a intenção de transferir a gestão do trecho para a iniciativa privada.
A Hidrovia do Rio Madeira possui uma extensão de 1.075 km. Ela funciona como uma rota para o escoamento de grãos dos estados de Mato Grosso e Rondônia para o mercado internacional. Além disso, garante o abastecimento de combustíveis e produtos em Rondônia.
Além do Rio Madeira, o decreto também incluiu no PND as hidrovias dos rios Tocantins e Tapajós. Com isso, o programa passa a abranger mais de 3 mil quilômetros de vias navegáveis que, futuramente, poderão ser concedidas à iniciativa privada.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o objetivo da concessão é garantir o abastecimento em Rondônia, melhorar a infraestrutura, reduzir custos no transporte, facilitar a exportação de grãos e atrair investimentos, além de gerar empregos.
Veja os principais pontos da concessão:
O contrato inicial da concessão da Hidrovia do Rio Madeira terá duração de 12 anos, com investimento previsto de R$109 milhões. Os custos operacionais anuais devem girar em torno de R$38,6 milhões. Para viabilizar o projeto, o governo planeja um aporte de R$561,35 milhões, vindo da venda da Eletrobras.
Segundo o governo federal, a concessão permitirá que empresas privadas assumam a operação e manutenção da hidrovia, com investimentos previstos em:
Inicialmente, a meta é transportar 13 milhões de toneladas, podendo chegar a até 21 milhões de toneladas.
Fases do Projeto
Os estudos para a concessão da Hidrovia do Rio Madeira foram apresentados em junho de 2024. Os próximos passos do projeto são: