• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 10 de agosto de 2025

Empresário é preso em flagrante por furto de energia no município de Ariquemes

A equipe técnica da Energisa identificou a irregularidade durante uma vistoria...


Energisa

Publicada em: 07/08/2025 18:00:21 - Atualizado

ARIQUEMES, RO - Nos últimos, durante uma operação de fiscalização da Energisa no bairro Mutirão, em Ariquemes/RO, foi identificado um furto de energia elétrica em um imóvel onde funcionam simultaneamente uma distribuidora de bebidas e um restaurante. O responsável pelo local, que também é o titular da unidade consumidora, foi preso em flagrante e conduzido à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) do município.

A equipe técnica da Energisa identificou a irregularidade durante uma vistoria no local e solicitou apoio da Polícia Militar e da Polícia Técnico-Científica (Politec), que acompanharam os procedimentos e deram suporte à ação. A fraude consistia em desvio direto de energia, sem registro pelo medidor, o que caracteriza furto conforme a legislação penal.

Segundo o setor de Perdas da Energisa Rondônia, a concessionária tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, onde o consumo elevado torna as fraudes ainda mais prejudiciais ao sistema elétrico. “Além de ilegal, o furto de energia coloca vidas em risco, pois sobrecarrega a rede elétrica e prejudica o fornecimento para os demais consumidores. Seguimos atuando firmemente para identificar e coibir esse tipo de crime em todo o estado”, destacou o setor.

O furto de energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa. A concessionária reforça que a população pode colaborar com as ações de combate ao furto de energia por meio de denúncias anônimas. Os canais oficiais são:

  • 190 – Polícia Militar
  • 0800 647 0120 – Central de Atendimento da Energisa (24h)
  • (69) 99358-9673 – Gisa (WhatsApp da Energisa Rondônia

Fale conosco