Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 20 de fevereiro de 2025
Rede Globo indenizará Suzane Louise Magnani Muniz (ex-Richthofen) em R$ 10 mil por ter divulgado, em 2018, laudo psicológico sigiloso relativo à condição penal da apenada.
Condenada pelo assassinato dos pais em 2002, Suzane acionou a emissora judicialmente após a exibição do documento, que analisava sua aptidão para a progressão ao regime semiaberto.
O laudo indicava que não havia indícios de que Suzane representasse risco à sociedade, favorecendo sua reintegração. No entanto, também apontava traços de personalidade manipuladora e agressividade dissimulada.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a indenização foi concedida em 1ª instância e confirmada em 2ª instância. O TJ/SP rejeitou recurso interposto pela Rede Globo.
O desembargador Rui Cascaldi, relator do caso, destacou que, apesar da relevância do crime na "história criminal do país", a autora da ação mantém direitos individuais.
"Essa espécie de divulgação, resguardada a liberdade que a imprensa deve ter em um país democrático como o Brasil, transborda a mera informação", afirmou.
Relembre
Suzane foi condenada pelo homicídio dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002, em um bairro nobre de São Paulo.
O crime também teve a participação de seu então namorado, Daniel Cravinhos, e do irmão dele, Cristian Cravinhos, ambos sentenciados.
Atualmente, ela cumpre pena em regime aberto.