• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 23 de junho de 2024

Entenda por que o presidente Biden decidiu tornar público seu ultimato a Israel sobre Rafah

Segundo fontes do governo, decisão vem após telefonemas com o premiê israelense e reuniões entre os principais tenentes da segurança nacional dos EUA e Israel


cnn

Publicada em: 10/05/2024 10:37:03 - Atualizado

MUNDO: A decisão do presidente Joe Biden essa semana de tornar público o seu ultimato de que uma grande ofensiva israelense na cidade de Rafah resultaria no corte de envio de certos tipos de armas dos EUA não foi fácil nem leviana.

A decisão surgiu após séries de telefonemas com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, a partir de meados de fevereiro, instando-o a reconsiderar os seus planos de invadir a cidade densamente povoada no sul de Gaza, que tem sido um canal crítico para a ajuda humanitária.

Horas e horas de reuniões virtuais e presenciais entre os principais tenentes da segurança nacional de Biden e seus homólogos israelenses tinham como objetivo enviar a mesma mensagem, de acordo com as autoridades: há outras maneiras de perseguir o Hamas, expuseram os assessores de Biden, que não são a invasão uma cidade para onde mais de um milhão de palestinos foram em busca de segurança, disseram autoridades.

Em vários níveis, o presidente e a sua equipe alertaram Netanyahu que uma grande invasão de Rafah não seria auxiliada por armas americanas.

Foi uma mensagem que a Casa Branca acreditava ter sido bem compreendida pelo governo de Israel, disseram funcionários da Casa Branca na quinta-feira (9).



Fale conosco