Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 2 de setembro de 2025
MUNDO: Veículos da imprensa internacional repercutem o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (2), pelo STF (Supremo Tribunal Federal), sob a acusação de articular um golpe de Estado. Além de Bolsonaro, outros setes réus também serão julgados.
O jornal americano The New York Times publicou um texto explicando os principais pontos e informações sobre o julgamento. Destacando a possibilidade do ex-presidente ser condenado a 43 anos de prisão.
O NYT também apontou a movimentação dos apoiadores de Bolsonaro para a realização de manifestações em 7 de setembro, dia da independência do Brasil.
Na Europa, a BBC de Londres destacou a defesa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Bolsonaro, que chamou as investigações contra ele de “caça as bruxas”.
O jornal relembrou a imposição de tarifas de 50% dos EUA contra o Brasil, como forma de retaliação.
O espanhol El País afirmou que se trata do “julgamento mais importante da história recente do país”, destacando que o Brasil “nunca levou um ex-presidente, ou militar, a julgamento por tentativa de golpe de Estado.”
No Clarín, o maior jornal da Argentina, a notícia sobre o julgamento acompanha uma análise sobre o futuro dos movimentos apoiadores de Bolsonaro, com uma possível condenação e aproximação das eleições presidenciais de 2026.
Segundo o The Washington Post, o julgamento é uma “saga extraordinária que polarizou ainda mais o Brasil […] abrindo um abismo cada vez maior com os EUA”.
Entre os principais pontos da acusação estão a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e tenente-coronel, Mauro Cid, um plano para assassinar autoridades, como o presidente da República, um documento conhecido como “minuta golpista” e os atos do 8 de janeiro.