Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 22 de dezembro de 2024
MUNDO- O presidente americano Donald Trump recebeu na Casa Branca a comandante do voo da companhia Southwestern que teve pane em um dos motores e fez pouso de emergência na Filadélfia em abril.
"Bom trabalho", disse Donald Trump ao cumprimentar Tammie Jo Shults. A comandante estava acompanhada de seu filho. "Ele vai para a Academia da Força Aérea, certo? Tem bons genes. Você acredita em genes?", brincou o presidente com o rapaz (veja abaixo o vídeo divulgado no perfil de Trump no Twitter).
No encontro, que ocorreu nesta terça-feira (1º), Trump ainda cumprimentou os demais membros da tripulação do voo 1380 e homenageou a executiva Jennifer Riordan, que disse que deve ter sido uma mulher "fantástica". A relações públicas morreu após ser parcialmente sugada pela janela do avião, que se partiu quando uma peça do motor voou contra o vidro, levando à descompressão da cabine.
Tammie Jo Shults, de 56 anos, foi considerada uma heroína pelos passageiros do voo ao manter a calma e fazer o pouso em segurança.
A tranquilidade de Shults pode ser comprovada pelo tom de sua voz na gravação de sua comunicação com a torre de comando do aeroporto, quando ela relatou o acidente.
A piloto tem 56 anos e se formou em 1983 pela MidAmerica Nazarene University, de Olathe, no Kansas, em biologia e agronegócios, segundo uma porta-voz da universidade.
Em seguida, ela se alistou na Marinha, onde se tornou uma das primeiras mulheres a ser piloto militar nos EUA – apesar da resistência que sofreu dos colegas homens.
De acordo com o jornal "The Kansas City Star", ela foi a primeira mulher a pilotar um caça F/A-18 Hornet para a marinha norte-americana. Antes de se tornar piloto comercial, Shults foi treinadora de pilotos na Marinha.
À Associated Press, o cunhado dela, Gary Shults, a descreve como "uma mulher formidável". Ele diz que seu irmão, Dean Shults, que também é piloto, afirma que ela é a melhor piloto que ele já viu. "Ela é uma pessoa muito atenciosa e dedicada, que cuida de muita gente", resume.