• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 4 de setembro de 2025

“Ainda tenho um grande sonho”, diz a deputada federal Silvia Cristina

A deputada falou qual é o grande projeto que ainda está em seu coração


Redação

Publicada em: 04/09/2025 20:37:53 - Atualizado

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (4) a deputada federal Silvia Cristina, que falou sobre as suas ações à frente do mandato no Congresso Nacional, além de suas percepções sobre os rumos da política rondoniense.

A congressista iniciou afirmando que a pauta prioritária entre os deputados da bancada da região Norte, na Câmara Federal, é a votação da PEC que enquadra mais de dez mil servidores estaduais da região nos quadros da União.

“Reunimos a bancada do Norte para resolver a questão da PEC da transposição. Fazem dois anos que ela foi aprovada pelo Senado em uma votação histórica, por isso não dá mais para esperar. A bancada está unida nessa pauta, nós estamos agora aguardando a próxima semana, quando vamos deliberar uma reunião com o Hugo Mota para pautar a votação em plenário”, disse Silvia Cristina.

Ela ainda declarou que o trabalho vem sendo realizado de maneira constante e acelerada, uma vez que já faz muito tempo que esses servidores aguardam a votação dessa PEC, que já foi aprovada no Senado.

“Estamos trabalhando muito para que a comissão especial aconteça de maneira muito rápida. Nós estamos com pressa para passar essa pauta no Congresso Nacional. Queremos aprovar com o mesmo texto do Senado, até o ano de 1991. Na semana que vem toda a bancada do Norte irá utilizar a tribuna para cobrar a devida votação dessa matéria”, relatou Silvia Cristina.

A chegada de vinte peritos do INSS para Rondônia, além de ações durante todo este mês de setembro focadas no alerta às doenças do coração, foram algumas das iniciativas ressaltadas por Silvia Cristina entre as ações promovidas por seu gabinete.

“Estamos atuando em questões focadas na saúde. Realizamos uma audiência pública para debater as doenças cardiovasculares, que causam uma média de 400 mil mortes no Brasil. Deliberamos para fazer com que tenhamos a oportunidade de avançar, tanto na prevenção quanto no atendimento. Os 20 peritos do INSS empossados e que virão para Rondônia também foram uma grande conquista do nosso mandato”, ressaltou Silvia Cristina.

Considerada uma das maiores articuladoras das políticas de tratamento do câncer em todo o país, Silvia Cristina alertou sobre o grande número de rondonienses que atualmente passam por esse problema.

“Essa é uma doença que pode bater na porta de cada um de nós. Hoje o Hospital do Amor tem quase 60 mil rondonienses que fazem tratamento lá. Pelo menos 150 mil pessoas em Rondônia fazem tratamento regular. Esse número é triste, mas estamos trabalhando firmes para garantir estrutura no combate a essa doença. Recentemente investimos em equipamentos de diagnóstico de câncer de pulmão”, comentou Silvia Cristina.

A deputada ainda deixou claro que apoia todas as medidas que visam a melhoria do caótico sistema de transporte aéreo em Rondônia, entre elas, a permissão para que empresas estrangeiras atuem no Estado sem o aumento de tarifas.

“Quando você tem concorrência pode não somente aumentar o número de voos, mas também baratear. Então o Governo Federal fez o compromisso de apoiar as empresas aéreas que atuam na região Norte, e o projeto da cabotagem já está sendo articulado em Brasília”, argumentou Silvia Cristina.

Por fim, ela falou sobre outro grande projeto que idealiza em seu coração: a construção de uma unidade hospitalar que cuide dos enfermos em estágio terminal de saúde.

“Hoje até para as pessoas morrerem elas precisam de cuidado, com um final digno, com oxigênio, fralda, médico, enfermeiro. Porque os ricos podem pagar por um enfermeiro, mas o serviço público também pode oferecer. Então, podem ter certeza que nós vamos realizar esse grande sonho”, finalizou Silvia Cristina.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco