Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 10 de novembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (10) recebeu o ex-deputado Luiz Cláudio Pereira, que recentemente assumiu a presidência da Emater.
Conhecido popularmente como Luiz Cláudio da Agricultura, ele é um personagem que se destaca pela atuação em defesa do homem do campo e do agronegócio em Rondônia.
“Eu já estou trabalhando como presidente da Emater. Hoje fui apresentado aos servidores e, a partir desse momento, já comecei a trabalhar. Estou tomando pé de todos os temas e, para mim, é um motivo de satisfação. Em primeiro lugar, agradeço a Deus e depois ao governador Marcos Rocha, que me honrou muito com esse convite”, declarou Luiz Cláudio.
Ele destacou que sua nomeação não foi resultado de uma indicação política, mas sim de um convite pessoal do governador.
“Não há indicação política. Foi um convite pessoal do governador. Acontece que sempre tem alguém contra os nossos interesses, mas o governador me disse que já me queria na equipe dele há bastante tempo. Então, é motivo de orgulho estar à frente desse desafio”, afirmou.
A estrutura da Emater também foi ressaltada por Luiz Cláudio, que enfatizou a tradição e a força da entidade na zona rural de Rondônia.
“Hoje temos, em média, 800 funcionários e uma tradição de 54 anos de instituição presente no campo, oferecendo assistência técnica às propriedades rurais. Estamos em mais de 74 escritórios espalhados por todo o Estado. Agora precisamos ampliar esses serviços. Hoje atendemos cerca de dez mil famílias, e a minha meta é chegar a 20 mil famílias de forma direta”, explicou o presidente.
O retorno das conhecidas Cartilhas da Emater também está no radar das ações que Luiz Cláudio pretende implementar.
“Eu cheguei a Rondônia com 21 anos para trabalhar no setor agrícola, por isso tenho experiência suficiente. Sou um homem de resultado, conhecimento eu tenho, e agora é ampliar esse trabalho. Quero voltar a imprimir as cartilhas técnicas da Emater”, disse Luiz Cláudio.
Os problemas enfrentados pelos produtores rurais de Rondônia em relação à regularização ambiental das terras também foram abordados. Ele ressaltou a necessidade de mudança na legislação.
“O problema grave que nós temos hoje na questão da regularização ambiental é a lei que predomina para a Amazônia, que prevê 80% de floresta, o que impossibilita a regularização. A lei precisa ser alterada por pessoas competentes e que tenham compromisso com essa pauta”, argumentou.
As medidas em planejamento na Emater também foram mencionadas, com destaque para mutirões e novas ações.
“Vamos fazer mutirões para atender as demandas que vêm do campo, através de uma atuação mais rápida. Também pretendo criar um sistema que tire as dúvidas do agricultor de maneira on-line. Ou seja, de uma forma ou de outra, quero estar presente no campo”, finalizou Luiz Cláudio.
Veja Vídeo: