Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 7 de janeiro de 2026

PORTO VELHO (RO) - A informação de que o deputado federal Maurício Carvalho pode ser o candidato do União Brasil ao governo de Rondônia nas eleições de 2026 caiu como uma bomba nos bastidores da política estadual e tem potencial para alterar significativamente o atual cenário eleitoral.
Detentor de uma fatia expressiva do chamado “fundão eleitoral”, o União Brasil figura hoje entre as legendas mais poderosas de Rondônia, sendo uma das poucas capazes de fazer frente ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro no estado.
Oficialmente, de acordo com o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, o nome confirmado como pré-candidato ao governo rondoniense é o do vice-governador Sérgio Gonçalves. No entanto, os recentes indicativos de que o governador Marcos Rocha poderá desistir da disputa ao Senado e permanecer no cargo até o fim do mandato abriram novas possibilidades dentro da sigla.
Diante de um verdadeiro beco sem saída político — já que estaria impedido de buscar a reeleição à Câmara dos Deputados para abrir espaço à candidatura de sua irmã, Mariana Carvalho —, Maurício Carvalho passa a enxergar a disputa pelo governo como uma alternativa para ampliar seu capital político, já projetando voos mais altos, como a Prefeitura de Porto Velho em 2028.
Com grande prestígio junto à cúpula nacional do União Brasil, Maurício Carvalho mantém relação próxima com Antônio Rueda, tendo inclusive participado, em 2025, de uma viagem à Europa em comemoração ao aniversário do dirigente nacional.
Esse capital político lhe garante influência suficiente para decidir se entra ou não na corrida ao governo, embora não seja suficiente para reverter a decisão interna de que a Câmara dos Deputados deixou de ser seu principal objetivo eleitoral.