Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 29 de abril de 2025
BRASIL: Muitos veem a aposentadoria como sinônimo de estabilidade financeira e alívio após décadas de contribuição. Apesar disso, você sabia que doenças dão direito à aposentadoria por invalidez?
Sim, enquanto alguns precisam esperar pela idade mínima, certas doenças graves podem antecipar o acesso ao benefício, segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Conforme o INSS, não existe uma lista fixa, mas algumas doenças dão direito à aposentadoria. Entre elas estão:
O INSS aponta que essas condições são classificadas como debilitantes por impactarem diretamente a autonomia e a capacidade produtiva da pessoa.
Vale destacar que um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho indica que doenças crônicas e degenerativas representam as principais causas de afastamento permanente do mercado de trabalho no Brasil.
Além disso, o órgão aponta que, em 2023, mais de 230 mil aposentadorias por invalidez foram concedidas, sendo as causas mais frequentes relacionadas a doenças osteomusculares, transtornos mentais e neoplasias.
A aposentadoria por invalidez — atualmente chamada de aposentadoria por incapacidade permanente — é concedida a trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, são considerados incapazes de exercer qualquer atividade trabalhista permanentemente.
A concessão depende da perícia médica realizada pelo INSS, que avalia a gravidade da condição clínica apresentada. Conforme o artigo 42 da Lei nº 8.213/91, é necessário que a incapacidade seja total e sem previsão de recuperação.
Para ter acesso ao benefício, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
O processo de solicitação é totalmente digital, o que agiliza o atendimento e reduz a necessidade de deslocamento — especialmente importante para quem enfrenta limitações físicas.
Agora que você já sabe quais doenças dão direito à aposentadoria por invalidez, é importante ressaltar que a identificação rápida da condição incapacitante e o acompanhamento médico são fundamentais para garantir os seus direitos.
Uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo), em 2023, destaca que o acesso precoce ao diagnóstico pode reduzir os impactos socioeconômicos das doenças crônicas — tanto para o paciente quanto para o sistema previdenciário.
A aposentadoria por invalidez é mais do que um benefício: é um instrumento de justiça social e dignidade humana, assegurado pela Constituição Federal.
Para quem sofre com enfermidades incapacitantes, é também uma forma de manter o sustento e a qualidade de vida.