Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
BRASIL: A Central Integrada de Fiscalização (CIF) fechou três festas com aglomeração de pessoas durante vistoria na noite deste sábado (28), em Manaus. Um dos eventos era clandestino e reunia mais de mil pessoas, informou a Secretária de Segurança Pública (SSP-AM).
Conforme a polícia, um dos eventos ocorria no Rio Negro Atlético Clube, e os proprietários foram autuados por aglomeração e por estarem realizando evento em período proibido de atividades. O local ainda foi notificado pelo Corpo de Bombeiros por não apresentar documentos tipo AVCB.
De acordo com o comandante da operação, major Marco Gama, outro evento no Olímpicus Clube foi fechado por aglomeração e funcionar em período proibido.
Ainda segundo o major, em uma festa clandestina, na Zona Oeste, foram flagradas mais de mil pessoas aglomeradas. O organizador da festa foi autuado pela Vigilância Sanitária por realizar evento que está suspenso e causar aglomeração.
O proprietário foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de desobediência, e vai responder na Justiça, informou Gama.
Durante as ações, foram fiscalizados oito estabelecimentos, incluindo bares próximos à Praça da Saudade, no Centro.
Flexibilização a partir do dia 1º
O Governo do Amazonas autorizou, a partir de 1º de dezembro, o funcionamento de bares e casas de show exclusivamente como restaurantes. Os estabelecimentos estavam fechados desde 24 de setembro, quando uma segunda onda da Covid-19 ameaçava o estado.
Até este sábado-feira (28), a doença matou mais de 4,8 mil pessoas em todo o estado. Além da obrigação de seguir os mesmos protocolos sanitários já em vigor para restaurantes, os bares e casas de show devem:
funcionar até 1h;
atingir ocupação de até 50%, limitada a 500 pessoas;
não realizar venda de ingressos e a utilização de pista de dança.
Segundo o governo, o horário de funcionamento dos restaurantes também será estendido até 1h. Os flutuantes também foram autorizados a funcionar como restaurantes desde o dia 16 deste mês.
Denúncias sobre irregularidades ou eventos clandestinos continuarão a ser averiguadas pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), que pode ser acionada por meio do 190.