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    porto velho, sexta-feira 1 de agosto de 2025

"O influenciador digital é um comerciante", diz professora Isabela Cury

Ela garantiu que os influenciadores devem ser enquadrados pela Lei


Redação

Publicada em: 01/08/2025 11:07:58 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o Programa A Voz do Povo recebeu a professora Isabela Cury Coutinho, especialista em Direito, e discutiu a realidade do consumidor rondoniense e a influência dos influenciadores digitais. 

Ela destacou a importância de os cidadãos exercerem seus direitos e a necessidade de atualizar o Código de Defesa do Consumidor para refletir as mudanças tecnológicas.

"É preciso que o cidadão adquira uma consciência de cobrar seus direitos como algo normal, porque muitas vezes o cidadão sente constrangimento em cobrar coisas de pequeno valor. Falta a incorporação do que é o meu direito. O que eu vejo no povo brasileiro é uma vergonha muito grande de exercer o seu direito. A questão vai além do valor, é pelo respeito ao consumidor", afirmou Isabela Cury.

A professora também expressou preocupação com a Delegacia do Consumidor, que, segundo ela, está em situação de abandono. 

"A gente vê a precariedade com que trabalha a Delegacia do Consumidor. Quando eu precisei dela, foi uma decepção muito grande quando eu me deparei com a estrutura precária e a falta de efetivo. Eu tenho certeza que se fosse um trabalho mais atuante, tanto da Delegacia quanto do Procon, teríamos um produto melhor disponibilizado aos rondonienses", comentou.

Isabela Cury defendeu a necessidade de revisar o Código de Defesa do Consumidor, criado em 1990, para adaptá-lo às mudanças tecnológicas e ao mercado digital. 

"O nosso Código de Defesa necessita de uma reformulação, porque com a mudança e tecnologia no mundo do comércio entendemos a necessidade de mudança. Essa Lei é de 1990 e precisa de urgência na sua revisão", disse.

A professora também discutiu a responsabilidade dos influenciadores digitais, sugerindo que eles podem ser enquadrados como comerciantes devido à sua influência na cadeia de consumo. 

"Hoje chamamos isso de publicidade invisível, porque ele influencia os seguidores, mas não se deixa claro que aquilo é uma publicidade. Então, o critério de confiança é muito baixo. Existe essa teoria de tratá-lo como um autônomo para que ele assuma suas responsabilidades, porque existe uma relação na cadeia de consumo", revelou.

Por fim, Isabela Cury expressou sua opinião sobre as recentes decisões do STF, destacando a importância do respeito aos preceitos legais. 

"Em uma visão geral, a gente percebe nitidamente um exagero que extrapola o direito e fica nítido uma posição ideológica na postura do Alexandre de Moraes do STF como um todo. É triste pessoas julgadas sem o respeito dos devidos preceitos legais", finalizou.

Veja A Voz do Povo: 


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