• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 11 de janeiro de 2026

“Lei Felca” entra em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Velho

Essa proposta vem sendo protocolada em diversas cidades brasileiras


Redação

Publicada em: 14/08/2025 07:46:27 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Protocolada nas câmaras municipais de diversas cidades brasileiras nos últimos dias, a “Lei Felca” também está em tramitação no Legislativo de Porto Velho (RO). O Projeto de Lei 4875/25, que segue na pauta do parlamento desde o início desta semana, caso sancionado, tratará como infração qualquer forma de sensualização, erotização ou exposição sexual de crianças na internet, além de outras providências.

Vale destacar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já aborda esses temas. Porém, após a viralização do vídeo do influenciador Felca, no qual ele expôs canais no YouTube que exploram a adultização de crianças, essa pauta ganhou expressão e singularidade, passando a fazer parte da agenda nacional nos últimos dias.

Para analistas, alguns políticos aproveitaram a repercussão do vídeo na tentativa de “surfar” na popularidade do tema, valendo-se de uma questão extremamente delicada.

O autor do projeto em curso na capital de Rondônia, vereador Marcos Combate, afirmou que sua motivação foi justamente o vídeo do influenciador Felca e o que ele considera como “clamor social”.

“A necessidade urgente de proteção das crianças frente à sexualização e exploração no ambiente digital ganhou nova visibilidade recentemente, com a repercussão de um vídeo divulgado pelo influenciador Felca”, justificou.

O texto da lei está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, sob a relatoria do vereador Fernando Silva.


Fale conosco