• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 14 de agosto de 2025

Crianças de Porto Velho são as mais vulneráveis à violência sexual na Amazônia

O alerta foi dado pela Unicef nesta quinta (14)


Redação

Publicada em: 14/08/2025 08:27:57 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - As crianças porto-velhenses são as mais vulneráveis no quesito violência sexual entre todas as que moram em capitais da região Norte do Brasil. Esse dado alarmante foi apontado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (14).

De acordo com o alerta feito pela Unicef, Porto Velho registrou uma taxa de 259,3 violações sexuais por cada 100 mil crianças e adolescentes — um índice que chama a atenção e precisa ser utilizado como base para uma ampla ação das forças de segurança.

Na lista das capitais do Norte onde a vida é mais insegura para crianças e adolescentes, estão Boa Vista (RR), com taxa de 240,4, e Cuiabá (MT), com 184,5. A Unicef também apontou Rondônia entre os estados com as dez maiores taxas de violência sexual contra vítimas de 0 a 19 anos.

Para especialistas da área, a maior dificuldade no combate à violência sexual contra menores é que grande parte desses abusos acontece dentro do ambiente familiar ou é cometida por pessoa próxima da família, e muitos casos sequer chegam ao conhecimento das autoridades.

“A situação observada na Amazônia Legal pode apontar não apenas para uma maior vulnerabilidade, mas também para um padrão de subnotificação distinto daquele que predomina no restante do país", afirmaram os pesquisadores da Unicef em seu relatório.

Entre as ações apontadas para mitigar o problema estão: treinamento de profissionais que trabalham com crianças e adolescentes na região, ampliação do acesso a informações sobre o direito à proteção e aos serviços de atendimento, fortalecimento dos órgãos policiais e de fiscalização, além de investimentos em pesquisas sobre as comunidades amazônicas.


Fale conosco