• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 9 de maio de 2025

“Tem muita coisa para se fazer”, diz professora Irene Sakuno sobre educação

Para Irene, a forma como a educação vem sendo gerido no país não está dando a resposta que deveria à sociedade...


Redação

Publicada em: 24/11/2023 08:00:24 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A voz do Povo recebeu na última quarta-feira (22) a professora Irene Sakuno para uma conversa sobre o atual sistema educacional, as suas problemáticas e propostas de melhorias.

Doutora em políticas públicas da Amazônia, Irene Sakuno é professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Para Irene, a forma como a educação vem sendo gerido no país não está dando a resposta que deveria à sociedade, para ela, é necessária uma intensa reformulação do sistema de ensino por completo.

“Nós sabemos que a educação é um processo que começa desde as primeiras aulas e toda a base tem que ser muito bem estruturada. Nós precisamos primeiro de professores qualificados e uma estrutura física para que isso possa acontecer. Na minha opinião, o professor deve ser muito bem remunerado e ter oportunidade para estar sempre se qualificando”, afirmou Irene Sakuno.

Para Sakuno, o atual modelo de família brasileira, onde os pais precisam trabalhar o dia todo, acaba prejudicando o ambiente escola, que vem sendo responsável pela educação das crianças.

“Hoje é muito recorrente as crianças baterem em professores, e praticando atos que antes não acontecia. Para que a educação surta efeito, a família precisa colaborar. Como a educação em casa não está sendo feito como deveria ser, o aluno acha que o professor está lá para servir ele”, falou Irene Sakuno.

Sobre o modelo de educação de Rondônia, Irene Sakuno afirmou que ainda existe muito a se fazer.

“São politicas que vão sendo adotadas dependendo do Governo, e disciplinas importantes acabaram sendo tiradas. A minha bandeira vai ser a bandeira do povo brasileiro, nós queremos abraçar uma bandeira onde o povo possa ser valorizado”, finalizou Irene Sakuno.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`