• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 12 de janeiro de 2025

Cientistas descobrem nova espécie de morcego laranja na África Ocidental

Mamíferos foram descobertos no monte Nimba, localizado na Guiné, na África Ocidental, e correm risco de extinção


R7

Publicada em: 16/01/2021 11:08:28 - Atualizado


MUNDO - Um grupo de cientistas que trabalham vasculhando cavernas e túneis de mineração no monte Nimba, na Guiné, na África Ocidental, descobriram uma nova espécie de morcego. A descoberta foi publicada na revista American Museum Novitates.

O novo morcego identificado pelos pesquisadores chama a atenção por ter uma pelagem de coloração alaranjada e ter alguns detalhes em preto. A espécie foi vista pela primeira vez em 2018, por pesquisadores do Museu Americano de História Natural e da organização Bat Conservation International, que luta para preserver as espécies de morcegos.

A nova espécie recebeu o nome de Myotis nimbaensis, que significa “De Nimba”, uma referência ao local da descoberta.

A descoberta foi feita quando a equipe buscava por um outro tipo de morcego, o de folha redonda, da espécie Hipposideros lamottei,listada como ameaçada de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza. Contudo, encontraram um outro animal muito diferente do que estavam procurando e descobriram.

Os cientistas afirmaram que, provavelmente, estes animais também correm riscos de extinção. Isso porque só foram encontrados nas galerias dessa cadeia de montanhas na Guiné, locais que correm o risco de desaparecer
em pouco tempo.

“Descobrir um novo mamífero é raro. É um sonho meu desde criança”, afirmou Winifred Frick, cientista-chefe da Bat Conservation International, ao jornal britânico The Independent. “Em uma era de extinção, uma descoberta como esta oferece um vislumbre de esperança”,
acrescentou.


Fale conosco