Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
PORTO VELHO (RO) - O deputado federal rondoniense Maurício Carvalho (União Brasil) está entre os parlamentares que votaram “sim” para impedir que a sociedade tenha acesso ao voto de cada deputado em deliberações relacionadas à chamada “PEC da Blindagem”, aprovada nesta semana na Câmara Federal.
Pelo texto-base votado, quando um deputado ou senador estiver sob investigação das autoridades policiais, a autorização para prosseguimento deverá ser analisada e aprovada pela maioria da Câmara.
Na quarta-feira (18), os deputados aprovaram ainda uma emenda que garante o sigilo dessa votação, impedindo o cidadão de saber como votou cada parlamentar — medida considerada por especialistas um retrocesso na transparência dos atos públicos.
Maurício Carvalho está entre os 314 deputados que votaram a favor do voto secreto. A proposta segue agora para análise do Senado e, se aprovada, retornará à Câmara para uma segunda votação. O dispositivo tem sido alvo de protestos por ampliar o grau de blindagem jurídica aos congressistas.