• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

Equipe de Marcos Rocha nomeada sem consultas de vida pregressa, é criticada pela mídia

Na lista, advogados indicados por Confúcio Moura, o qual o governador eleito negou veemente qualquer laço de interferência durante a Campanha


Rondonoticias

Publicada em: 09/11/2018 15:48:25 - Atualizado

Porto Velho RO – A lista com os nomes que farão parte da equipe de transição do governador eleito do estado de Rondônia coronel Marcos Rocha (PSL) divulgada nesta quinta-feira (08), e que traz uma clara falta de cuidado em relação a consultas sobre a vida pregressa de alguns componentes, deu o que falar, despertando críticas de vários veículos de comunicação rondoniense, especialmente dos jornais eletrônicos.

Entre as avaliações feitas pelos analistas políticos, está o fato de que o perfil de alguns dos componentes da lista é totalmente contrário do que pregou Marcos Rocha durante a Campanha Eleitoral que “faria um Governo para combater a corrupção porque é isso que o capitão (Jair Bolsonaro) ordenou”.

A "desordenança", segundo divulgado em um dos sítios eletrônicos, começa pelos advogados Richard Campanari, Luiz Felipe Andrade e Erika Gerhardt, que conforme noticiado, teriam sido indicação direta do ex-governador Confúcio Moura, eleito senador pelo MDB, o qual o coronel Marcos Rocha compôs Governo como secretário de Justiça e durante a Campanha negou veemente qualquer laço de interferência.

Ações de cobrança

De acordo com as informações levantadas pelo site, uma construtora responsável por obras no escritório destes advogados cobra na Justiça o equivalente a R$ 206 mil deles, e o município de Porto Velho tem uma ação de cobrança no valor de R$ 4 mil contra estes mesmos advogados.

Já o coronel da Polícia Militar Delner Freire, que também compõe a equipe de transição, responde na Delegacia de Crimes Funcionais pelo menos duas investigações, e chegou a ser denunciado pelo deputado estadual Léo Moraes (Podemos), por uma série de práticas irregulares enquanto chefiava a folha de pagamento do Estado.

Destaque também nos meios de comunicação do estado para cinco mulheres designadas para a transição Marcos Rocha, que claramente mostra uma participação feminina bastante valorizada. O problema é que grande maioria dos nomes da equipe feminina é desconhecido dos rondonienses.

No caso dos homens, já é diferente, nomes como o jovem empresário Júnior Gonçalves, o médico Fernando Máximo, um dos maiores cirurgiões do Estado; o professor Suammy Vivecananda; o advogado Richard Campanari; a advogada Erika Gerhardt; o próprio coronel da PM Delner Freire; o delegado da Polícia Civil, Hélio Gomes Ferreira, entre outros.

Alem de réus, "muitos réus", por improbidade, ações de cobrança execuções fiscais e outros crimes, a  equipe composta também por integrantes sem qualquer experiência governamental, traz até acusado de homicídio, de acordo com os sites mais acessados do estado.

Quartel general

Por outro lado, a relação traz outro perfil esperado, o de espécie de “quartel general” com mais de uma dezena de nomes, entre eles: agentes penitenciários, policiais civis, bombeiros, e policiais militares. Gente que trabalhou com Marcos Rocha quando ele foi secretário da Sejus e foi convocada.

Ainda conforme os comunicadores da área política de plantão, há também gente do interior escolhida que precisa ser melhor avaliada, até pelos vários processos judiciais que responde. E ainda aconselham: “é bom que Rocha faça isso logo, já que garantiu que sua equipe não teria qualquer nome sob suspeita”, pois o coronel, eleito com mais de meio milhão de votos, uma votação recorde em Rondônia, não pode errar.

Confira os nomeados para transição

1. AMADEU HERMES SANTOS DA CRUZ – Técnico Judiciário

2. ANÍBAL DE JESUS RODRIGUES – Empresário e contabilista

3. BENEDITA APARECIDA DE OLIVEIRA – Sargento PM

4. CAIUS RODRIGO DE CASTRO PRIETO – Médico oftalmologista

5. CLÊNIO MARCELO MARQUES GUSMÃO – Tenente Corpo de Bombeiros

6. CLEVERSON BRANCALHÃO DA SILVA - Administrador

7. CONSTANTINO ERWEN GOMES – Administrador

8. DELNER FREIRE – Coronel PM

9. ÉDER ANDRÉ FERNANDES DIAS – Capitão PM

10. ELIANE ROCHA PINTO – Administradora hospitalar

11. ELIAS REZENDE DE OLIVEIRA – Agente penitenciário

12. ERIKA CAMARGO GERHARDT - Advogada

13. ETELVINA DA COSTA ROCHA – Agente penitenciário

14. EUCLIDES NOCKO – Empresário, ex-candidato a deputado

15. EVERTON ALMERÍ ESTEVES - Agente penitenciário

16. FABRÍCIO DA SILVA LEME - Agente penitenciário

17. FERNANDO RODRIGUES MÁXIMO – Médico, servidor público

18. HÉLIO GOMES FERREIRA – Delegado de Polícia

19. JEFFERSON RIBEIRO DA ROCHA – Capitão PM

20. JOSÉ GONÇALVES DA SILVA JÚNIOR – Empresário

21. JURANDIR CLÁUDIO DADDA – Servidor público Sefin

22. KATIANE MAIA DOS SANTOS – Enfermeira

23. LAURO FERNANDES DA SILVA JÚNIOR - Advogado

24. LIANA DA SILVA DE ALMEIDA LIMA – Mestre em educação

25. LUIS FERNANDO PEREIRA DA COSTA – Servidor público da Sefin

26. LUIS GUSTAVO DOS SANTOS FERREIRA – função não especificada

27. LUIZ FELIPE DA SILVA ANDRADE - Advogado

28. MARIA CONCEIÇÃO ALVES - Pedagoga

29. RAULINO FERREIRA DA SILVA – Coronel PM

30. RICHARD CAMPANARI - Advogado

31. SÍLVIO LUIZ RODRIGUES DA SILVA – Coronel PM

32. SUAMY VIVECANANDA LACERDA DE ABREU – Professor

33. VALDEMIR CARLOS DE GOES – Tenente Coronel


Fale conosco