Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
RONDÔNIA - O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) se entregou à Polícia Federal (PF) neste final de semana em Brasília. Até o momento, o parlamentar segue detido na Superintendência da PF na capital federal.
Conforme informações da chefia de gabinete de Nilton Capixaba, ele se apresentou voluntariamente para cumprir a pena de seis anos, 10 meses e seis dias imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva.
A acusação contra o deputado, é de integrar a chamada Máfia dos Sanguessugas, que desviava recursos de emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias para Prefeituras do estado de Rondônia. O crime foi revelado em 2006, na época, a PF estimou a movimentação do esquema em cerca de R$ 110 milhões.
Na última sexta, o advogado dele pediu ao STF a permissão para que o parlamentar continue trabalhando na Câmara dos Deputados enquanto cumpre a pena em regime semiaberto. Ainda não houve decisão neste sentido.
A PF solicitou a transferência do parlamentar para dar início ao cumprimento da pena no Complexo Penitenciário da Papuda. O ministro Gilmar Mendes, relator da ação penal, ainda não respondeu ao pedido. A assessoria do deputado informou que não vai comentar sobre o caso.