Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
PORTO VELHO, RONDÔNIA - A chegada do fim de ano costuma despertar o sentimento de solidariedade maior nas pessoas. E para quem está com aquela vontade de ajudar, a Arquidiocese de Porto Velho em parceria com a Cáritas Brasileira estão realizando uma campanha de doações para migrantes venezuelanos na capital.
O projeto que começou em novembro de 2018, tem o objetivo de arrecadar qualquer tipo de donativo como alimentos, roupas, materiais de higiene, artigos de cama, mesa e banho, assim como móveis e eletrodomésticos.
As atividades fazem parte do Programa Para Migrantes e Refugiados (Pana), que tem o intuito de proporcionar acesso à moradia, por meio de aluguel subsidiado para famílias que aceitarem participar. Ao todo, 102 imóveis serão alugados nas seis capitais inseridas no projeto (Boa Vista, Porto Velho, Recife, São Paulo, Curitiba e Florianópolis) para acomodar pelo menos 1.224 pessoas.
As famílias terão ainda acompanhamento psicossocial, oportunidade de qualificação profissional e atendimento jurídico, que possibilite que vivam dignamente e retomem as principais atividades sociais e produtivas.
“Em Porto Velho, foram alugadas 17 casas para essas famílias que irão chegar à capital no início de janeiro de 2019”, afirmou a coordenadora regional da Cáritas Edilaine de Oliveira.
Ainda de acordo com a coordenadora, as doações em dinheiro também estão sendo aceitas.
“Foram criadas duas contas bancárias, no intuito de facilitar para aquelas pessoas que querem doar, mas que não estão com o dinheiro em mãos. O dinheiro arrecadado, posteriormente será repassado a todas as regionais de forma justa”, salientou.
As doações em dinheiro podem ser encaminhadas para as seguintes contas da Cáritas Brasileira
AGÊNCIA 0452-9
C/C: 232.792-9
CNPJ: 33.654.419/0001-16
AGÊNCIA 1041
OPERAÇÃO 003
C/C: 3735-5
CNPJ: 33.654.419/0001-16
Abaixo os pontos de coleta das doações nas capitais que integram o Projeto Pana
Porto Velho (RO)
Rua Dom Pedro II, 888, sala C, Centro – Porto Velho – RO
Para mais informações :69 3224-5750
Boa Vista (RR)
Avenida Nossa Senhora da Consolata, 1529, Centro, Boa Vista – RR
Brasília (DF)
Edifício Venâncio II, Bloco H, 1º andar, Salas 101/104 – CONIC – Setor de Diversões Sul – Brasília – DF
Curitiba (PR)
Rua Paula Gomes, 703, Térreo, São Francisco, Curitiba – PR
Florianópolis (SC)
Rua Deputado Edu Vieira, 1524, Pantanal, Florianópolis – SC
Recife (PE)
Rua do Príncipe, 526, Bloco E, 1º andar, Boa Vista, Recife-PE
São Paulo (SP)
Av. Thomas Edson, 355, Barra Funda, São Paulo – SP.
O que é a Cáritas?
A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo.
Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional.
Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.
No fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, envolvendo jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desastres socioambientais, a Cáritas valoriza e aposta em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias em que a luta por direitos e a construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável caminham juntas.
Na atuação em gestão de riscos e em situações de emergências, sendo presença solidária e mobilizadora com ações preventivas e de redução de danos, a Cáritas busca firmar a importância de atuar na perspectiva de defesa de direitos.