Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
PORTO VELHO RO – O Programa a Voz do Povo, apresentado pelo jornalista, advogado e diretor do Rondonoticias Arimar de Souza Sá, que vai ao ar ao vivo de segunda-feira à sexta-feira do meio-dia às 13 horas em Porto Velho pela Rádio Caiari 103,1 e pela Antena FM em Rede Estadual, recebeu nesta sexta-feira (18), o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Rondônia, José Gonçalves da Silva Junior (Júnior Gonçalves).
Pela primeira vez, exercendo a função à qual assumiu em abril deste ano, Júnior Gonçalves iniciou fazendo um paralelo entre administração pública e privada, destacando que no setor privado, o rito é mais simplificado, pois se está gerenciando o próprio recurso, já no público, se exige mais planejamento e paciência, sem perder prazos.
Planejamento
Quando assumiu o cargo, o chefe da Casa Civil contou no programa, que uma das exigências do governador Marcos Rocha feitas a ele, é que fosse elaborado um Plano Estratégico que acompanha as ações de cada secretário dentro das prioridades de Governo, com a meta de que elas funcionem de forma plena através de uma agenda reativa, que leva em conta o início, meio e fim de cada ação.
“E uma das maiores exigências do governador, e ele falou isso para todos os secretário, é exatamente isso: que, por questões políticas ou por pressão, não se inicie algo que tem risco de não terminar. Pois não podemos mais decepcionar a população, que está cansada disso”, frisou.
Prioridades
De acordo com Júnior Gonçalves, dentro do Plano Estratégico foram eleitos pelo governador, os seguintes eixos prioritários: Gestão Estratégica, Saúde, Segurança, Educação, Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial.
“E a prioridade número um, é a saúde”, ressaltou, acrescentando que, para o setor, uma prioridade em específico é a construção do novo Hospital de urgência e emergência que vai resolver os problemas do João Paulo II.
De concreto neste sentido, ele disse que está o estudo do melhor modelo de construção que dará início ao processo licitatório e que está sendo finalizado este mês.
“Também já está praticamente fechada a conta que vai receber os R$ 50 milhões doado para a construção pelo Tribunal de Contas do Estado. E acreditamos que ainda este ano, anunciaremos a empresa que vai construir o Hospital”, completou.
Emprego
Dando continuidade as prioridades, o secretário também citou que no contexto, está o desenvolvimento econômico, e atrelado à ele, a empregabilidade, que de acordo com Júnior Gonçalves, é uma das maiores reivindicações da população.
Seguindo a linha de raciocínio, o chefe da Casa Civil aproveitou para esclarecer que o estado não é empregador, e sim tem a obrigação dar condições para que a iniciativa privada empregue e as pessoas prosperem sem depender do Governo.
“Temos que fomentar, criar políticas públicas que deem um ambiente econômico para que, desde o que tem um carrinho de pipoca ao proprietário de uma grande empresa, tenha condições de perpetuar no seu negócio”, explanou.
Perguntado que exemplo prático neste sentido temos no Governo, ele citou a SEDI (Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura) que, em parceria com o SINE, desenvolve o Programa Emprega Mais, que proporciona conhecimento técnico através de parcerias com outros órgãos como SESI e Senai visando qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. A ideia neste sentido, frisou, é que, “quando uma indústria procurar por determinado perfil, possamos indicar pessoas qualificadas para isso”.
Outro incentivo dado para o setor e consequentemente a geração de emprego, citado pelo secretário foi o programa Investe Rondônia, que através de uma agência de fomento que será implantada no estado, vai incentivar a instalação de novas empresas e indústrias no estado.
Segurança
No A Voz do Povo, o chefe da Casa Civil também falou sobre as ações do Governo do Estado feitas na segurança mencionando entre ele elas, os investimentos em tecnologia e exemplificando com a citação de uma das maiores apreensões realizadas pela Polícia Civil feita recentemente e que somam mais de dois milhões de unidades de munições, calculados em torno de R$ 2 milhões.
“Nunca no estado de Rondônia, havia acontecido algo tão expressivo. Isso é um trabalho da inteligência da Polícia, que está sendo reforçada pelo Governo para que a fonte principal do crime desça para a micro bandidagem e seja melhor combatido”, salientou.
Educação
Questionado sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o secretário disse que o Governo tem buscado junto à Secretaria de Educação do Estado (Seduc), implantar ações que visam melhorar o percentual. Entre elas, os aulões para preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que está sendo oferecido para cerca de 3 mil alunos da Rede Estadual “com um feedback espetacular”.
Conforme o chefe da Casa Civil, a discussão de outros projetos que buscam melhorias para a educação, a exemplo das experiências buscadas pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa em Sobral, Ceará também estão sendo realizadas pelo Governo.
CPI da Energisa
Ainda no programa, Junior Gonçalves falou sobre outras as ações desencadeadas em favor do desenvolvimento do estado como a recuperação de 70% das estradas que são de competência do estado; incentivos para a Agricultura através da Fapero - Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa do Estado de Rondônia; fez esclarecimentos sobre as denúncias da CPI da Energisa em torno do convênio entre Polícia Civil a gestora de energia no estado, IPEM e Procon; e outros assuntos de interesse de todos.
“Este primeiro ano, é o do ajuste, do arrocho e da preparação para se colocar o planejamento em prática”, resumiu.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA:
A VOZ DO POVO- Entrevista SECRETÁRIO CHEFE DA CASA CIVIL, Júnior Gonçalves