Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
BRASIL - O presidente Michel Temer (PMDB) se salvou mais uma vez. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesa quarta-feira (25) o relatório que pede o arquivamento da segunda denúncia contra o peemdebista.
O placar final registrou 251 votos a favor do Palácio do Planalto e 233 votos contrários. A votação registrou duas abstenções e 25 ausências.
Como destaca o G1, em comparação com a primeira denúncia, 10 deputados mudaram de posicionamento.
Em 2 de agosto, os seguintes deputados haviam votado pelo arquivamento da denúncia: Abel Mesquita Jr (DEM-RR), Cícero Almeida (PODE-AL), Delegado Éder Mauro (PSD-PA), Heuler Cruvinel (PSD-GO), Jaime Martins (PSD-MG), João Campos (PRB-GO) e Mauro Mariani (PMDB-SC). No entanto, nessa quarta-feira (25), eles manifestaram-se pela continuidade da denúncia contra Temer.
Já os deputados Carlos Gomes (PRB-RS), César Halum (PRB-TO) e Ronaldo Martins (PRB-CE) que tinham sido contrários ao arquivamento da primeira denúncia, foram favoráveis à denúncia desta vez. Os três são do partido do ministro Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços).
O placar da primeira denúncia contalizou 263 votos a favor do governo e 227 contrários. Na época, dois deputados se abstiveram e 19 estavam ausentes.
Para que a denúncia seguisse ao Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição precisava de, no mínimo, 342 votos.