Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 13 de outubro de 2025
PORTO VELHO (RO) - A madrugada desta segunda-feira (13) foi marcada por mais um episódio de vandalismo e abandono no centro histórico de Porto Velho. Usuários de drogas que circulam livremente pela região depredaram parte do pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, arrancando telhas de alumínio instaladas para proteger o acervo histórico.
Segundo moradores da área, a ação criminosa aconteceu por volta das 3h da manhã, quando o grupo teria destruído parte da estrutura em busca de materiais para revenda e sustento do vício.
“A gente liga para polícia e eles dizem que é questão social do governo. Enquanto isso, o centro da cidade virou um formigueiro de viciados, horrível! Tudo por causa da tal pedra de crack. Precisamos mudar essa realidade”, desabafou George Teles, morador da Vila dos Ferroviários.
Além do furto de parte da proteção, a região portuária da capital vem sendo constantemente apontada como um dos principais pontos de consumo e tráfico de drogas. A presença de bocas de fumo, a falta de políticas públicas eficazes e a ausência do Estado têm transformado um dos cartões-postais de Porto Velho em cenário de degradação.
Moradores relatam que, após o entardecer, o local se torna ponto de concentração de usuários, situação que cresce a cada dia e ameaça o patrimônio histórico e a segurança de quem vive nas imediações.
Por outro lado, o trabalho de ação social, tanto do município, quanto do Estado, deixa muito a desejar.